Pausas de 15 minutos para se movimentar no trabalho reduzem estresse, diz estudo

Entre os benefícios, tirar um tempo faz com que a produtividade, o foco e a saúde mental melhorem; confira a descoberta

2 out 2024 - 17h55
(atualizado em 3/10/2024 às 21h48)

Os pesquisadores do King's College London (Colégio do Rei de Londres, em tradução literal) descobriram que fazer pausas de 15 minutos em dias de trabalho pode aumentar a produtividade e reduzir o estresse. Confira os detalhes da pesquisa que foi nomeada 'Desk Break':

O estudo

O que motivou o estudo foi o fato de que as pessoas ficam mais estressadas depois de passarem duas horas trabalhando sem parar. E a situação piora quando aumenta para quatro horas ininterruptas. Sendo assim, entre os dias 15 a 26 de julho deste ano, 80 funcionários de diversos locais do mundo - entre eles, Malásia, Holanda, Brasil, Canadá, França, Austrália, Japão, Índia, Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Tailândia, Suécia e Emirados Árabes Unidos - fizeram pausas de 15 minutos para se movimentar.

Publicidade
Tirar pausas de 15 minutos para se movimentar no trabalho apresenta diversos benefícios
Tirar pausas de 15 minutos para se movimentar no trabalho apresenta diversos benefícios
Foto: Canva Equipes/Devenorr / Bons Fluidos

As descobertas

E as respostas foram surpreendentes. Chegou-se à conclusão que, apesar de o tempo ser relativamente curto, a atitude apresenta diversos benefícios. Primeiramente, os estudiosos descobriram que a prática pode melhorar o estado mental dos que trabalham em escritório em 22,5% e reduzir o estresse em 24,7%. Ademais, o tempo reservado também aumenta a produtividade em 33,2% e melhora o foco em 28,6%.

Os entrevistados, por sua vez, contaram que se sentiram 33,3% mais relaxados, 28,6% mais calmos e resilientes, além de 79,2% dos membros terem afirmado que se dedicariam mais aos chefes se esses intervalos para se movimentarem fossem parte do dia a dia.

"Mostramos anteriormente que apenas 15 minutos de exercícios no tempo livre podem resultar em uma melhora significativa nas pontuações do bem-estar mental das pessoas. Mas o que nos surpreendeu no experimento 'Desk Break' foi o poder que as pausas de 15 minutos para se movimentar tiveram na melhoria do bem-estar e na redução do estresse. Isso mudou, inclusive, a percepção das pessoas sobre seu local de trabalho para melhor", disse o professor Brendon Stubbs.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações