Os pesquisadores do King's College London (Colégio do Rei de Londres, em tradução literal) descobriram que fazer pausas de 15 minutos em dias de trabalho pode aumentar a produtividade e reduzir o estresse. Confira os detalhes da pesquisa que foi nomeada 'Desk Break':
O estudo
O que motivou o estudo foi o fato de que as pessoas ficam mais estressadas depois de passarem duas horas trabalhando sem parar. E a situação piora quando aumenta para quatro horas ininterruptas. Sendo assim, entre os dias 15 a 26 de julho deste ano, 80 funcionários de diversos locais do mundo - entre eles, Malásia, Holanda, Brasil, Canadá, França, Austrália, Japão, Índia, Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Tailândia, Suécia e Emirados Árabes Unidos - fizeram pausas de 15 minutos para se movimentar.
As descobertas
E as respostas foram surpreendentes. Chegou-se à conclusão que, apesar de o tempo ser relativamente curto, a atitude apresenta diversos benefícios. Primeiramente, os estudiosos descobriram que a prática pode melhorar o estado mental dos que trabalham em escritório em 22,5% e reduzir o estresse em 24,7%. Ademais, o tempo reservado também aumenta a produtividade em 33,2% e melhora o foco em 28,6%.
Os entrevistados, por sua vez, contaram que se sentiram 33,3% mais relaxados, 28,6% mais calmos e resilientes, além de 79,2% dos membros terem afirmado que se dedicariam mais aos chefes se esses intervalos para se movimentarem fossem parte do dia a dia.
"Mostramos anteriormente que apenas 15 minutos de exercícios no tempo livre podem resultar em uma melhora significativa nas pontuações do bem-estar mental das pessoas. Mas o que nos surpreendeu no experimento 'Desk Break' foi o poder que as pausas de 15 minutos para se movimentar tiveram na melhoria do bem-estar e na redução do estresse. Isso mudou, inclusive, a percepção das pessoas sobre seu local de trabalho para melhor", disse o professor Brendon Stubbs.