Psiquiatra ou psicólogo? Saiba quando cada um é necessário

Apesar de ambos os profissionais cuidarem da saúde mental, eles possuem suas diferenciações; entenda

24 ago 2023 - 13h00
(atualizado às 17h10)

Quando há algo de importante para tratar na saúde mental, é muito importante buscar ajuda profissional. No entanto, uma dúvida que pega muita gente desprevenida é escolha do profissional. Afinal, seria um psicólogo ou psiquiatra?

Veja as diferenças entre psicólogo e psiquiatra - Shutterstock
Veja as diferenças entre psicólogo e psiquiatra - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Isso acontece principalmente por quem não sabe a diferença entre estes dois especialistas. Mas a diferença é bem simples!

Publicidade

Um psicólogo olha para os problemas psicológicos a partir de uma visão mais social e comportamental. Ou seja, ele atua tentando te ajudar a entender as causas e auxilia no processo de melhora da saúde mental. Já o psiquiatra atua como médico, diagnosticando algum possível transtorno e até receitando medicamentos.

Agora que você já sabe melhor como atuam esses profissionais, confira qual é o especialista mais indicado em cada caso. As dicas a seguir são de Iane Ventura, que é psicóloga especializada em psicologia positiva. Confira!

Quando procurar um psicólogo?

De acordo com a profissional, você pode procurar por um psicólogo a qualquer momento, sem necessariamente ter "algo de errado" com sua saúde mental. É possível buscar apenas visando ter um desenvolvimento pessoal, por exemplo.

"Ter um acompanhamento psicológico é uma experiência de escuta qualificada, acolhimento, psicoeducação e orientação. É uma relação ímpar que está disponível para quem tiver interesse, a qualquer momento, sem restrições", diz a especialista.

Publicidade

Por sua vez, Iane ressalta que, ao procurar um psicólogo, é preciso estar disposto a fazer um trabalho em conjunto com ele. "A psicoterapia é um processo onde o paciente tem que entender que o psicólogo não vai dar as respostas que ele procura, mas vai ajudá-lo a encontrar suas próprias respostas. É preciso fazer sua parte e ter responsabilidade com seu processo terapêutico, não atrasar, não faltar, fazer os exercícios propostos e falar a verdade", explica.

Quando procurar um psiquiatra?

A especialista comenta que há casos onde o uso de medicamentos é importante para que certos transtornos sejam tratados. Em situações como esta, a consulta com um psiquiatra é imprescindível.

Por sua vez, Iane acredita que isso só deve acontecer quando outros métodos não funcionarem e o psicólogo notar a necessidade de um tratamento psiquiátrico para o paciente. "O psicólogo deve perceber a necessidade do psiquiatra, apresentar essa possibilidade ao paciente e fazer o acompanhamento conjunto, fazendo um trabalho de equipe", diz.

Por fim, vale lembrar que, independentemente da sua necessidade por um psicólogo ou psiquiatra, é importante buscar um profissional especializado. Existem profissionais que tratam ansiedade, enquanto outros têm mais conhecimento sobre pacientes com autismo… Tudo depende do que você procura no momento.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se