Transtorno de ansiedade social: Como lidar com isso?

31 mar 2025 - 06h39
Resumo
A fobia social, um tipo de transtorno de ansiedade, vai além da timidez e afeta relações e oportunidades; técnicas como respiração controlada e exposição gradual ajudam no tratamento.
Transtorno de ansiedade social: Como lidar com isso?
Video Player

Você já sentiu um desconforto intenso ao interagir com outras pessoas? Ou uma preocupação exagerada sobre o que vão pensar de você? Isso pode ser mais do que apenas uma timidez pode ser um transtorno de ansiedade social ou fobia social.

A especialista em habilidades sociais, PhD, mestre e doutora em Psicologia e professora universitária com mais de 40 anos de experiência, Zilda Del Prette, compartilha algumas dicas para que as pessoas que passam por isso consigam lidar melhor com a ansiedade de modo geral.

Publicidade

“O transtorno de ansiedade social vai muito além daquele nervosismo da timidez, nesse caso trata-se de um medo persistente de situações sociais”, afirma Zilda.

Esse transtorno pode afetar as relações e até mesmo as oportunidades profissionais de uma pessoa. Mas por que isso acontece? Algumas pesquisas mostram três fatores principais: O primeiro é no sentido de ativação fisiológica podendo ter causas orgânicas, o segundo são os pensamentos negativos, ou seja, a autocrítica excessiva e o terceiro seria os déficits de habilidades sociais, como falar em público, por exemplo.

De acordo com Zilda, a ansiedade tem cura e tratamento que podem melhorar a vida de uma pessoa. "Algumas dicas podem ajudar nesse processo, como: Ter a respiração controlada com técnicas de relaxamento ajuda e muito em uma crise de ansiedade. Outro fator é a exposição gradual e uma terceira dica seria o foco no momento presente, ou seja, prestar mais atenção no que está acontecendo no momento e por último colocar em prática as habilidades sociais por meio de técnicas para aumentar a autoconfiança diante das situações. Quanto mais você se expõe de maneira segura e gradual, mais você consegue lidar com esse problema. Não é a ansiedade que define o ser humano, ela é apenas mais um desafio que precisa ser superado", ressalta Zilda Del Prette.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se