O mercado de cannabis medicinal no Brasil está em constante crescimento, impulsionado por evidências cada vez mais sólidas sobre sua eficácia no tratamento de diversas condições médicas. Mais de 430 mil pessoas no Brasil já utilizam produtos derivados de cannabis por prescrição médica – e a projeção é que esse número dobre nos próximos dois anos.
Com o potencial desse mercado em ascensão, várias empresas estão investindo nesse segmento. Talita Poli, diretora técnica da Direto Pharma, empresa especializada na comercialização de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, destaca que “as evidências científicas dos produtos derivados de cannabis têm crescido muito nos últimos anos e o interesse por esse assunto aumentou tanto entre os médicos como entre a população em geral”.
Recém-chegada no mercado, a companhia surge com o objetivo de atender a essa demanda crescente com produtos de qualidade, derivados da cannabis, e se tornar referência no segmento.
O mercado de cannabis medicinal no Brasil está em franco crescimento, impulsionado por diversos fatores:
Aumento do conhecimento sobre benefícios da cannabis
Estudos demonstram a eficácia da cannabis em diversas doenças, como epilepsia, dor crônica, náuseas e vômitos em pacientes com câncer, Alzheimer, Parkinson, entre outras.
A cannabis medicinal vem ganhando espaço na mídia e na sociedade, combatendo o estigma e promovendo o debate sobre seus usos terapêuticos.
A aprovação da Lei 12.936/2014 permitiu a pesquisa e o desenvolvimento de produtos à base de cannabis no Brasil.
Já a resolução da Anvisa 62/2016 regulamentou a importação de produtos à base de cannabis para fins medicinais.
Novas regulamentações em estados e municípios facilitam o acesso à cannabis medicinal para pacientes, como a criação de programas de distribuição gratuita ou a baixo custo.
Crescimento da demanda
A cannabis se apresenta como uma opção promissora para diversas doenças com poucas opções de tratamento convencional.
Relatos positivos de pacientes que já utilizam a cannabis ajudam a disseminar informações sobre os benefícios do tratamento e a aumentar a confiança na terapia.
Mas ainda há entraves burocráticos e regulatórios, pois o processo de acesso à cannabis medicinal ainda é complexo e oneroso para muitos pacientes.
Apesar dos desafios, o mercado de cannabis medicinal no Brasil tem um futuro promissor, impulsionado pelo aumento da demanda, da flexibilização da legislação e do potencial econômico. Com o investimento em pesquisa, desenvolvimento e na formação de profissionais, a cannabis medicinal tem o potencial de se tornar uma importante ferramenta para o tratamento de diversas doenças e melhorar a qualidade de vida de milhares de pacientes.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.