4 truques para você ter uma pele iluminada e bem nutrida

Pele iluminada é bem nutrida e hidratada, com viço, diferente da pele oleosa, que tem brilho em excesso por conta da gordura

3 out 2024 - 06h02
Resumo
Nova tendência em beleza é o foco na naturalidade da pele, com brilho saudável, através de cuidados, alimentação e procedimentos estéticos.
Foto: Reprodução

Foco total à naturalidade da pele, mostrando o seu brilho saudável: essa é a nova tendência quando o assunto é beleza. Estamos diante da volta do brilho facial após anos de foco em um efeito matte. Mas não estamos falando de um brilho excessivo causado pela oleosidade. 

“Existe uma diferença entre oleosidade da pele e luminosidade. A pele iluminada é bem nutrida, hidratada, vascularizada, viçosa, com uma textura homogênea, elástica e tem poros bem diminutos. Isso é diferente da pele oleosa, que traz um brilho excessivo formado por uma gordura natural de má qualidade, justamente porque a pele oleosa produz óleo em grande quantidade”, afirma o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Publicidade

“A hidratação é a etapa fundamental de cuidados com a pele, que garante brilho, luminosidade, maciez e função adequada da nossa pele, mas os tratamentos podem ajudar”, explica o dermatologista. 

Apesar do efeito também ser conseguido pela maquiagem, a saúde da pele fala mais alto nesse quesito.

Skincare e nutricare

A começar pelo que ingerimos, o médico diz que existem nutrientes, vitaminas e antioxidantes presentes em diversos alimentos que ajudam a manter a saúde da nossa pele, por exemplo a vitamina A e E, o licopeno entre outros. “Uma alimentação saudável e equilibrada faz bem para o nosso organismo como um todo”, afirma o dermatologista. 

A rotina skincare tem papel importante. “A hidratação da pele é fundamental. Uma pele hidratada tem uma menor taxa de processos infecciosos e alérgicos, menor risco de traumas e aparecimento de manchas, redução da descamação, rachaduras e dermatites, além de ter mais brilho e luminosidade”, diz a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. 

Publicidade

A especialista indica ativos como Hyaxel e SuperOx-C: “Hyaxel é um ácido hialurônico de baixo peso molecular (atinge as camadas mais profundas da pele) enriquecido com silício, que tem como ação aumentar a espessura da pele, hidratação profunda, melhora a cicatrização e estimula a produção de colágeno (devolve a firmeza da pele); já SuperOx-C é um ativo botânico extraído da ameixa Kakadu australiano, a maior fonte de vitamina C e com grandes quantidades de polifenóis, que combate o envelhecimento da pele causado pelos radicais livres e reforça o brilho e luminosidade da pele”, diz a farmacêutica. 

Por via oral, ela indica buscar na farmácia de manipulação a omelete de claras sabor cebola tostada e formulado com Exsynutriment, um silício biologicamente ativo, que estimula a produção de colágeno, ajudando a manter a pele com uma aparência jovem e revitalizada.

Procedimentos tecnológicos

Mas os procedimentos estéticos também têm relação com pele brilhante e saudável. Um exemplo é o protocolo Luminance Paris LA, que combina as tecnologias do HydraFacial e do Endermologie para realçar a beleza natural, conferindo maior luminosidade. 

“O HydraFacial conta com a exclusiva tecnologia Vórtex-Fusion que, ao mesmo tempo que confere limpeza profunda, infunde ativos de tratamento na pele. São três passos em apenas 30 minutos: limpeza e peeling, extração e hidratação, infusão de ativos e proteção com antioxidantes, conferindo 58% de renovação epidérmica, 41% de espessamento na derme papilar, 102% de aumento nos fibroblastos e aumento de 52% na capacidade antioxidante. É um skincare de consultório, por isso, mais potente”, diz Renato Soriani, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Publicidade

“A Endermologie é uma tecnologia completamente natural e não invasiva que conta com um sistema avançado que combina massagem mecânica, sucção e rolagem para estimular a atividade celular da pele e outros tecidos subjacentes. Dessa forma, o procedimento é capaz de melhorar o fluxo linfático e a microcirculação, eliminar toxinas e estimular a síntese de colágeno e elastina”, explica o médico.

Lasers

Outra possibilidade é com lasers de picossegundos, como Quadri Pico, Pico Ultra 300 e Vektra Pico, lasers ultrarrápidos que também são usados para restaurar o brilho natural da pele. O procedimento devolve a luminosidade da pele da seguinte forma: é usada uma pasta de carbono na pele que penetra nos poros e depois o laser é aplicado em cima. 

“A tecnologia desempenha um efeito fotoacústico na pasta de carbono que está dentro dos poros. Isso faz com que a parede dos poros cole uma na outra e o poro se fecha. Ao mesmo tempo, a pele fica com mais viço e luminosidade”, explica o dermatologista Abdo Salomão Jr.

Para ajudar nesse processo, também existe a técnica Hollywood Laser Peel. O tratamento é ideal para quem deseja conquistar uma pele radiante rapidamente, já que promove brilho imediato na pele, deixando-a mais viçosa, luminosa e com melhora na textura logo após a primeira aplicação. 

Publicidade

“Em vez de utilizarmos apenas o laser direto na pele, aplicamos uma loção de carbono na face antes da aplicação da tecnologia Vektra, da plataforma Solon. Essa loção atua aumentando a penetração do laser, que aquecerá a pele para estimular a produção de colágeno e a circulação sanguínea, além de remover a loção e o estrato córneo. Como resultado, podemos observar melhora imediata na textura, viço e brilho, o que deixa a pele naturalmente saudável, luminosa e com aparência mais lisa”, afirma o dermatologista.

Injetáveis

Quanto aos injetáveis, uma das opções é o skinbooster. “Ele é um ácido hialurônico que tem função de ‘hidratante injetável’. Ou seja, ele ‘puxa água para a pele’, mas não ‘dá volume’. Pode ser feito em rugas estatísticas da face, do pescoço e do colo”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Outra opção, segundo a dermatologista, é o Sculptra, um bioestimular que é injetado na pele com agulha ou cânula e causa uma reação inflamatória que leva à produção de novas fibras de colágeno.

“Eles aumentam a espessura das fibras antigas de colágeno e estimulam o aparecimento de novas fibras. Com isso a pele fica mais ‘firme’, mais ‘colada’ e com mais viço”, finaliza Paola.

Publicidade

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se