5 cuidados que homens devem ter com a pele e os pelos faciais

Cada vez mais, os homens perdem aquela a resistência ao uso de cosméticos e tratamentos estéticos, o que é bom para preservar a saúde

22 ago 2023 - 06h15
Foto: Adobe Stock

Aquela imagem antiga de que homens não vão ao médico, não usam cosméticos e não cuidam da aparência está finalmente caindo por terra. 

“Ainda há um preconceito de muitos homens com o protetor solar, achando que o produto vai deixar a pele mais oleosa, melecada ou que vai arder os olhos. Há também aqueles que dizem que cuidar da pele é ‘coisa de mulher’. Mas, quando criam o hábito e se conscientizam da importância de cuidar da pele, costumam ser muito disciplinados”, explica Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Publicidade

"Por décadas, os homens foram socialmente condicionados a reprimir qualquer preocupação com sua aparência física, temendo ser rotulados de 'vaidosos' ou 'efeminados'. No entanto, essa mentalidade está gradualmente cedendo lugar a uma abordagem mais aberta e inclusiva sobre beleza e cuidados pessoais. Os homens estão percebendo que não há problema em desejar melhorar a própria aparência e que autocuidado não é uma característica exclusiva das mulheres”, diz o cirurgião plástico Tácito Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

O que não faltam são produtos no mercado

Com a imensa variedade de produtos no mercado, com a maior divulgação da necessidade do cuidado diário com a pele e com esses tabus sendo deixados de lado, os homens têm cada vez mais buscado por orientação sobre cuidados com a pele e também procedimentos estéticos.

E eles estão cada vez mais fugindo do básico. Os barbudos, por exemplo, buscam produtos adequados e específicos para os fios da barba, mas também querem estender os cuidados à pele. Por isso, consultamos também Ana Paula Kasher, diretora comercial da B.Urb, para esclarecer cinco cuidados estéticos que os homens devem ter com a pele e os pelos faciais:

1. Proteção solar da barba

Sempre surge a dúvida: aplicar ou não protetor solar sobre a barba? Depende do tamanho dos pelos. 

Publicidade

“Se os pelos forem longos e cobrirem toda a pele, a proteção pode ser feita com leave-ins ou bálsamos no pelo. Se a barba for curta e rala, é importante proteger a pele, sim, com protetor solar. Além dos danos solares na pele, a correta hidratação e proteção evita que os pelos fiquem quebradiços”, diz a especialista. 

Os pelos podem quebrar com o atrito excessivo na região, falta de hidratação e de cuidados (como não aparar regularmente), exposição solar intensa, exposição contínua ao cloro ou água do mar. Quando a barba fica quebradiça, o melhor a fazer é aparar. 

“Algumas fórmulas multifuncionais contam com proteção solar, como é o caso do Balm para barba Uptown, um bálsamo que traz em sua fórmula emolientes calmantes – que hidratam a pele e amenizam o desconforto causado pelo crescimento dos fios, coceira, escamação, dentre outras – e proteção solar. Seus ativos também conferem proteção térmica. Dessa forma, é possível proteger a pele e o pelo de danos solares”, conta Ana Paula. 

Já quando os pelos são curtos, uma dica é apostar em fotoprotetores com poder hidratante e antioxidante.

2. Cuidados com a oleosidade da pele

Homens geralmente têm a pele mais oleosa – ainda mais no Brasil pelo estímulo da própria temperatura. Por isso, devem utilizar produtos específicos para esse tipo de pele durante a rotina skincare. 

Publicidade

“Os hidratantes, por exemplo, devem ser mais leves, como aqueles com textura em sérum, pois produtos mais pesados e em creme podem piorar a oleosidade. Já os protetores solares próprios para a pele oleosa são chamados de oil free ou toque seco. Hoje em dia encontramos também produtos com controle de oleosidade, que reduzem a produção de sebo e possuem efeito mate. Os sabonetes, por sua vez, também devem ser específicos para a pele oleosa, mas cuidado para não lavar o rosto excessivamente, pois, quanto mais higienizamos a pele, maior a produção de sebo. Então opte por lavar o rosto no máximo duas vezes ao dia, de preferência com água fria, que ajuda no controle da oleosidade, ao contrário da água quente que estimula a produção de sebo”, explica a Cintia Guedes. 

Com relação aos ativos para pele oleosa, uma ótima opção é o carvão ativado. 

“O carvão ativado é um poderoso ingrediente de origem mineral que possui uma série de propriedades benéficas para a saúde e beleza da pele do homem, como controle e absorção da oleosidade e eliminação das células mortas da superfície da pele e do interior dos poros. Quando esse ativo está em uma máscara facial, que fica mais tempo em contato com a pele, como é o caso da Máscara Black Rednek, o produto também previne e remove cravos e reequilibra a saúde do tecido cutâneo, assim garantindo brilho e maciez à pele”, diz Ana. 

“Essa máscara também traz colágeno em sua composição, que possui propriedades hidratantes e condicionantes da pele. Dessa forma, o carvão também confere propriedades clareadoras da pele, contribuindo para a uniformização do tom da pele”, explica.

3. Esfoliação diária

Apostar ou não na esfoliação da pele? Sim e dependendo da formulação, o esfoliante pode ser usado diariamente. 

“Esfoliantes mais grossos não devem ser usados no rosto. Mas quando o produto é formulado com ingredientes naturais em microesferas, como as de damasco e arroz, ele pode ser um complemento diário à higienização, removendo impurezas e células mortas e acelerando a renovação celular para tornar a pele nitidamente mais uniforme, limpa, macia, viçosa e luminosa. É o caso do Esfoliante Facial Tribeca, que se usado diariamente também tem a vantagem de aumentar a penetração dos cosméticos aplicados em seguida por remover as células mortas que atrapalham a absorção de produtos pela pele”, explica a diretora da B.URB.

Publicidade

4. Redução do volume e do frizz da barba

Nem todo barbudo precisa aceitar o volume e o frizz dos fios da barba. Dependendo da formulação, até shampoos específicos para barba podem atuar para reduzir o volume da barba com ação prolongada. 

“Muitos homens desejam uma barba mais lisa e menos volumosa, mas não querem recorrer a chapinha, que pode causar a quebra dos pelos faciais. Nesse caso, o ideal é apostar em produtos como Shampoo Desmaia Barba, um produto revolucionário criado especialmente para o tratamento de barbas volumosas e rebeldes, deixando-as soltas e sem volume para facilitar o dia a dia do homem moderno”, conta Ana Paula. 

Essa formulação é rica em ativos, nutrientes e ácidos que trabalham sinergicamente para alinhar os fios, torná-los mais leves e luminosos e conferir uma aparência natural à barba, incluindo o Poliquartenio 7, que condiciona e amacia os fios para facilitar a escovação, o Acetato de Tocoferol (vitamina E), que possui ação antioxidante, o Óleo de Argan, que confere hidratação à barba, e o Ácido Hialurônico, que promove reparação da estrutura dos fios para torná-los saudáveis novamente, eliminando o ressecamento e a quebra. 

“Nesse caso, é necessário aplicar o produto sobre toda a extensão da barba e deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos. Em seguida, enxague os fios até remoção completa do produto, seque bem e escove a barba da maneira que preferir”, destaca.

Publicidade

5. Rejuvenescimento e demarcação da mandíbula

Começar cedo a gerenciar o envelhecimento da pele também ajuda. Segundo o Dr. Tácito, procedimentos faciais injetáveis como toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno e preenchimento têm desempenhado um papel vital na desconstrução de estereótipos de gênero associados à beleza. 

"Os homens querem obter resultado sem muito tempo de inatividade e, de preferência, sem ficar com 'cara de procedimento'. Os tratamentos faciais injetáveis buscam uma melhora angulação e demarcação da mandíbula, para promover contornos bem definidos. A mentoplastia, cirurgia do queixo, também é muito procurada para valorizar a harmonia do rosto e o perfil”, finaliza Tácito Ferreira.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se