5 mudanças simples no estilo de vida que podem ajudar a prevenir 4 em cada 10 casos de câncer

Pesquisa descobriu que mais da metade dos casos de 19 tipos de câncer podem ser atribuídos a fatores de risco modificáveis; o que mudar?

26 jul 2024 - 05h00
Foto: Freepik

Um novo estudo da American Cancer Society, publicado na revista CA: A Cancer Journal for Clinicians, revela que quatro em cada 10 diagnósticos de câncer e quase metade de todas as mortes por câncer de adultos com mais de 30 anos podem ser atribuídos a fatores de risco modificáveis.

O estudo identificou fatores de risco, como tabagismo ativo e passivo, excesso de peso, consumo de álcool, exposição à radiação ultravioleta e estilo de vida sedentário.

Publicidade

Os pesquisadores utilizaram dados de 2019 sobre incidência e mortalidade por câncer, assim como prevalência de fatores de risco, em uma amostra representativa dos EUA. Eles descobriram que mais de 50% dos casos de 19 tipos de câncer avaliados poderiam ser atribuídos a esses fatores de risco modificáveis.

"A disseminação dessas informações entre médicos e pacientes pode desempenhar um papel crucial na prevenção do câncer e na promoção de hábitos de vida mais saudáveis", destacou Farhad Islami, autor principal do estudo.

O que NÃO falar para uma pessoa com câncer O que NÃO falar para uma pessoa com câncer

O estudo também ressalta a importância da educação sobre os fatores de risco para o câncer, visando reduzir a exposição a esses fatores por meio de medidas como cessação do tabagismo, manutenção de peso saudável, vacinação contra HPV e proteção contra a exposição solar excessiva.

Publicidade

Como reduzir os principais fatores de risco associados ao câncer:

Tabagismo

Se você fuma, considere seriamente parar. Procure programas de cessação do tabagismo que ofereçam suporte médico e psicológico, evite ambientes onde o tabaco é permitido e conscientize-se dos perigos do fumo passivo.

Excesso de peso

Mantenha uma dieta equilibrada e saudável, rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, pratique atividade física regularmente, comece com pequenas mudanças, como caminhar mais e reduzir o tempo sedentário.

Consumo de álcool

Publicidade

Conheça as diretrizes de consumo seguro de álcool e limite-se a essas recomendações. Considere dias sem consumo de álcool e esteja consciente dos momentos em que você bebe.

Exposição à Radiação Ultravioleta (UV)

Use protetor solar UVA e UVB com FPS adequado sempre que estiver ao ar livre, mesmo em dias nublados. Evite a exposição direta ao sol durante os horários de pico (entre 10h e 16h) sempre que possível.

Estilo de vida sedentário

Procure oportunidades para se movimentar ao longo do dia, seja caminhando, subindo escadas ou praticando atividades físicas que você goste. 

Adotar essas práticas pode não apenas ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer, mas também melhorar sua saúde geral e bem-estar.

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se