7 benefícios dos nutrientes para a saúde dos idosos

O cuidado com a alimentação é essencial para garantir um envelhecimento saudável

27 set 2024 - 11h06

O Brasil tem mais de 32 milhões de idosos, representando 15,6% da população, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As estimativas indicam que esse número deve aumentar nos próximos anos, impulsionado pela queda nas taxas de natalidade. 

Alguns nutrientes são de extrema importância para a saúde da terceira idade
Alguns nutrientes são de extrema importância para a saúde da terceira idade
Foto: Pixel-Shot | Shutterstock / Portal EdiCase

O Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro, se trata de uma data que vem para referenciar a importância dos cuidados com a população idosa, além de ajudar a promover qualidade de vida e envelhecimento saudável.

Publicidade

Segundo Camile Zanichelli, nutricionista da Always Fit, plataforma de e-commerce especializada em suplementos naturais, a terceira idade tem olhado cada vez mais para a saúde e o bem-estar. Assim, além do cuidado com a alimentação, a suplementação de alguns nutrientes pode ser indicada por um médico ao identificar a necessidade.

"Com o envelhecimento, há necessidades nutricionais diferentes. Os idosos que consultam o médico regularmente vêm utilizando os suplementos para auxiliar na prevenção de doenças e disposição no dia a dia", explica.

Abaixo, Camile Zanichelli lista 7 benefícios dos nutrientes para a saúde da terceira idade. Confira!

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Os compostos de vitamina C, E e do complexo B, além de probióticos, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Essas mesmas vitaminas costumam ser encontradas em frutas, verduras, legumes e carnes. 

Publicidade

2. Energia e disposição

Os suplementos de vitamina B, além de ferro e creatina, costumam contribuir para mais energia e disposição no dia a dia. Esses nutrientes também estão presentes em alimentos como ovos, salmão, queijo, leite, cogumelos, abacate, amêndoas, entre outros.

3. Saúde cardiovascular

Suplementos de ômega 3 e coenzima Q10 são úteis para o bom funcionamento do sistema circulatório e complementam uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Esses nutrientes também estão disponíveis em alimentos como peixes, legumes verdes, soja e lentilha.

A alimentação é essencial para a saúde física e mental da terceira idade
Foto: Evgeny Atamanenko | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Controle de peso e saúde digestiva

Suplementos à base de fibras, vitaminas e minerais, como o psyllium, picolinato de cromo e spirulina, ajudam na regulação do peso, flora intestinal e no metabolismo. Além disso, esses nutrientes estão presentes em aveias, cereais, iogurtes, agrião, alface, abóbora, milho-verde e outros alimentos. 

5. Saúde da pele

Compostos de colágeno, antioxidantes como N-acetilcisteína e ácido hialurônico podem ajudar a melhorar a elasticidade da pele e suavizar os sinais de envelhecimento. Temos grãos, sementes, carne vermelha, frango, oleaginosas, frutas vermelhas e peixes que auxiliam nesse quesito.

Publicidade

6. Saúde óssea

Vitaminas K e D, além de magnésio e cálcio, ajudam a melhorar a densidade óssea, reduzindo também o risco de fraturas. Leites, óleos vegetais, repolho roxo e verde, salsa, espinafre, agrião, couve, sementes de abóbora, arroz integral e iogurtes são indicados nesse caso. 

7. Saúde cognitiva

Com o passar do tempo, a memória e a cognição acabam sendo afetadas. Os suplementos que têm como base ômega 3, magnésio treonato, fosfatidilserina, taurina e vitamina B12 costumam ser utilizados para a melhora da memória e cognição. Alguns alimentos ricos nesses nutrientes incluem peixes, chia, linhaça, amêndoas, sementes de girassol, carne vermelha, entre outros.

Por Kelly Mantovani

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se