A musculação é uma prática de exercícios que se utiliza de pesos e de sobrecarga progressiva para desenvolver a força muscular, proporcionando resistência e hipertrofia. Nos últimos anos, com a conscientização da população acerca da importância das atividades físicas para a manutenção da longevidade, a sua procura vem aumentando.
Os exercícios resultam em inúmeros benefícios para a saúde. É o caso do fortalecimento muscular e ósseo, da prevenção de doenças crônicas e da melhora do metabolismo basal.
O nutrólogo, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, do Instituto SoulMais, Dr. Neto Borghi, esclarece que a musculação impacta na perda de gordura e ganho de massa muscular. Para quem busca emagrecer, o ideal é combinar treinos de força com exercícios aeróbicos.
Além disso, a prática também promove o equilíbrio postural, a mobilidade e a prevenção de lesões. Dessa forma, é uma ótima opção para garantir qualidade de vida a longo prazo.
Mitos e verdades sobre a musculação
Apesar de ser uma atividade muito comum, a musculação ainda deixa inúmeras dúvidas em seus praticantes. Confira abaixo os principais mitos e verdades a respeito dos resultados dos exercícios físicos.
- Mito: sua prática "engrossa" o corpo rapidamente. O que ocorre, na verdade, é o ganho muscular gradual, conforme o tempo de prática.
- Verdade: a atividade acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso e sendo uma aliada no processo de emagrecimento.
- Mito: as mulheres que treinam com pesos ficarão "masculinizadas". Na realidade, o desenvolvimento muscular em mulheres é diferente se comparado aos homens devido aos hormônios.
É fundamental ressaltar que a musculação deve ser feita com o auxílio e orientação profissional. Isso porque execuções erradas ou impróprias podem implicar em malefícios para a saúde. Ademais, é importante que cada treino seja montado individualmente e levando em consideração as condições físicas e objetivos dos alunos.