Resumidamente, o exercício aeróbico acontece de forma contínua. E usa o oxigênio como principal fonte de energia e alguns dos seus exemplos são a corrida, caminhada, dança. Além desse conceito, há o estudo que garante que o aeróbico com treino de resistência (musculação) melhora a saúde das mulheres de meia-idade e idosas.
Aeróbico com treino de resistência melhora saúde das mulheres
Quem sustenta essa tese é a dupla de pesquisadores chineses Youming Zhang e Gaohua Zhang. Que também é vinculada às instituições de ensino da China Mudanjiang Normal University e Wuhan Sports University, respectivamente.
Youming e Gaohua alegaram que a inobservância do exercício impacta negativamente na qualidade de vida das mulheres com meia-idade e idosas. Assim, exploraram esse tema para saber os efeitos do exercício aeróbico com o treinamento de força em relação à condição corporal de mulheres de meia-idade e idosas.
20 mulheres de meia-idade e idosas participaram de um grupo experimental. Que cumpriu com a rotina de exercício físico de um a cada dois dias das 17h às 18h. A turma da parte experimental fez exercício aeróbico unido ao treinamento de força, e o outro grupo de controle realizou caminhada aeróbica. Esse experimento durou dois meses com total de 30 sessões.
Logo depois, esses estudiosos chineses constataram que: "porcentagem de gordura corporal no grupo experimental diminuiu de 35,10±3,436 % para 30,07±3,104 %; o IMC (Índice de Massa Corporal) reduziu de 24,98±2,870 kg/m² para 24,25±3,251 kg/m²; a densidade mineral óssea média aumentou de 1,20±0,284 g/cm3 para 1,21±0,278 g/cm3".
Diante desses efeitos, os cientistas concluíram, que a junção do exercício aeróbico com o treinamento de resistência melhora tanto a condição física das mulheres na meia-idade e idosas quanto a densidade óssea e otimização da prática esportiva.