Alemanha e França preparam ponte aérea para região afetada pelo ebola

20 set 2014 - 05h50

As forças armadas da Alemanha e da França preparam a criação em curto prazo de uma ponte aérea para transportar ajuda de emergência aos países mais afetados pela epidemia de ebola, um projeto no qual participarão 100 soldados e dois aviões de transporte germânicos.

O Ministério das Relações Exteriores alemão informou desta iniciativa conjunta em comunicado no qual explica que a base logística para esta ponte aérea poderia ser instalada em Dacar, capital do Senegal.

Publicidade

A previsão é que se dirijam para esse país dois aviões de transporte tipo Transall e que 100 militares deem cobertura à missão.

"Outros países podem fazer parte desta cadeia logística", ressalta o comunicado do ministério.

Junto a esta iniciativa, o governo alemão apoiará a Cruz Vermelha financeira e logisticamente para preparar um hospital móvel de mais de 200 camas e dois pontos de assistência sanitária básica na região.

Segundo o comunicado, as forças armadas estão prontas para enviar à região um hospital militar com capacidade para 50 pacientes.

Publicidade

O Executivo de Angela Merkel, que recebeu uma carta pessoal da presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, pedindo ajuda urgente, se compromete ainda a enviar equipamento médico, remédios e alimentos às áreas mais afetadas e a formar pessoal sanitário no terreno, sempre em coordenação com Nações Unidas e a comunidade internacional.

"Vamos atuar com toda rapidez e forneceremos quanto esteja em nossas mãos", disse a chanceler em entrevista coletiva na quarta-feira passada, quando qualificou a situação da Libéria de "dramática".

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se