Você sabia que a sua alimentação tem relação direta com a saúde dos seus olhos? Isso porque uma dieta inadequada pode prejudicar a saúde dos olhos ao não fornecer os nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, necessários para manter a função ocular saudável. Como consequência, podem surgir uma série de problemas de visão, como degeneração macular e catarata.
Quem faz o alerta é o Dr. Antônio Sardinha, médico oftalmologista do HOC (Hospital de Olhos de Cuiabá). "Alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e excesso de alimentos processados devem ser evitados, pois podem contribuir para inflamações no corpo e afetar negativamente a saúde ocular", afirma.
Além da alimentação: outros fatores que prejudicam os olhos
Além disso, alguns maus hábitos também podem afetar a visão. É o caso, por exemplo, do tabagismo e do sedentarismo. "O tabagismo está ligado a um maior risco de degeneração macular, enquanto o sedentarismo pode contribuir para problemas circulatórios que afetam os olhos", explica.
Mas não só isso: além da alimentação, é importante proteger os olhos da exposição excessiva à luz ultravioleta, orienta o médico. Antônio recomenda o uso de óculos de sol e criar o hábito de fazer pausas regulares ao usar dispositivos eletrônicos para reduzir o cansaço visual. "Consultar um oftalmologista regularmente também é fundamental para a saúde ocular a longo prazo", afirma.
Alimentos que protegem a saúde ocular
Felizmente, assim como existem alimentos que colocam a visão em risco, há uma série de opções que ajudam a proteger a saúde ocular. É o caso de alimentos ricos em vitamina A, C e E, bem como ácidos graxos ômega-3, são benéficos para a saúde ocular. Exemplos incluem cenouras, espinafre, peixes gordurosos como salmão, frutas cítricas e nozes, indica o médico.