Quem tem o hábito de treinar sabe que uma boa alimentação faz toda a diferença não só para os resultados, mas também na hora de fazer os exercícios. Por isso, o ideal é sempre apostar em alimentos que podem melhorar a performance no treino.
De acordo com a nutricionista Sol Meneghini, ter um bom rendimento nutricional ajuda a aumentar a disposição, reduz a fadiga e melhora a recuperação muscular.
"É fato que a alimentação faz absoluta diferença na qualidade de vida que temos, e sendo alguém que realiza atividades físicas, comer de maneira saudável também é uma forma de encontrar resultados mais assertivos", ela aponta.
"Como nutricionista e personal trainer, busco sempre orientar os pacientes da melhor maneira para que eles entendam que é necessário equilibrar e comer tudo que faz bem para o nosso corpo, mas que alguns tipos podem, sim, ser mais eficientes nesses casos", completa.
Pensando nisso, a profissional indicou 13 alimentos que podem melhorar a performance no treino. Confira a seguir o motivo de cada um deles estar nessa lista!
Alimentos que podem melhorar a performance no treino
Aveia
Além de fornecer carboidratos e proteínas, a aveia também é rica em fibras e isso faz com que aumente a saciedade durante todo o treino.
Banana
Comer banana pode impulsionar o desempenho, principalmente em exercícios prolongados e intensos. Por isso, é considerada uma das melhores opções antes e depois do treino. É rica em potássio e frutose, auxilia os músculos e diminui parte do estresse fisiológico. Além disso, também evita câimbras e promove o relaxamento muscular.
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas repletas de vitamina C e outros antioxidantes, o que melhora a fadiga, acelera a recuperação pós treino e combate os radicais livres.
Coco
Bastante nutritivo, o coco pode ser ingerido tanto como fruta, sendo acrescentado em receitas ou até no overnight oat, ou através da água, que é um excelente hidratante natural para o corpo.
Sucos naturais
Desde que sejam feitos apenas com a fruta in natura, os sucos naturais são excelentes fontes de energia porque elas são ricas em frutose e estimulam os músculos.
Bebidas com cafeína
As bebidas com cafeína possuem alto potencial genético e, em doses moderadas pré-exercícios , podem ajudar a melhorar a performance de alguns deles.
Ovo
Fonte de proteínas, os ovos fazem parte da lista fixa de quase todos os atletas que querem melhorar a alimentação já que são ótimos para reconstruir músculos, além fornecer boa parte da recomendação de vitamina K, que é essencial para os ossos.
Frango
Outro alimento bem conhecido dos atletas, incluir o frango em refeições principais é uma ótima escolha já que, entre outros benefícios, ele é rico em proteínas.
Grãos integrais
Acrescente-os na sua alimentação se deseja ter mais saciedade ao longo do dia. Isso porque os grãos integrais são repletos de fibras, carboidratos e proteínas, os grãos naturais podem ser adicionados ao à refeições como almoço e janta ou a pequenos lanches, como um overnight oats com iogurte natural.
Pasta de amendoim
Bem energética, a pasta de amendoim também é rica em proteínas, fibras e outros nutrientes essenciais.
Espinafre
O espinafre pode ajudar a gerar energia porque o nitrato de sódio, presente em sua composição, é capaz de contribuir para a entrada de mais nutrientes no músculo.
Beterraba
É fonte de carboidratos e também contém nitrato, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e levar mais oxigênio aos músculos. Que tal um suco de beterraba com laranja?
Batata doce
A batata doce rica em fibras e carboidratos, além de conter micronutrientes como vitamina A e potássio, que auxiliam na reconstrução muscular. Por ter baixo teor glicêmico, fornece energia para o corpo todo durante bastante tempo.