Um dia após ir a um show do RDB, no Maracanã, em 2006, a pequena Brenda Freitas, perdeu a visão. Com apenas 11 anos, a garota sofreu com uma necrose retiniana aguda -- uma inflamação na retina, causada pelo vírus herpes. A história foi antecipada pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (12).
Na reportagem, Katia Souza, mãe de Brena, explicou que a garota estava muito ansiosa tanto para saber se iria ao show dos artistas e ficou muito emocionada quando soube que estaria lá. Ela já deixou o Maracanã com muita dor de cabeça e no dia seguinte não enxergava mais nada.
Segundo Mario Mota, oftalmologista que tratou a garota na época, herpes na retina é uma raridade, mas quando não tratada leva à cegueira, como foi o caso dela.
"O vírus se manifesta na baixa imunidade, que pode ser causada por situações de estresse ou cansaço", explicou o profissional na reportagem sobre o que pode ter causado o problema na garota.
Foram cinco cirurgias, para tentar recuperar sua visão, mas a retina já tinha sido muito comprometida.
Atualmente, aos 28 anos, Brenda é atleta de judô paralímpico e chegou a ser convocada para a Seleção Brasileira.
Nesta nova passagem do RBD pelo Brasil, ela teve a chance de conhecer os integrantes do grupo e tocá-los, já que não tem mais a visão. A história de Brenda levantou questões sobre herpes e como o vírus pode afetar a visão.
Herpes
É comum encontrar casos de herpes, uma vez que depois de infectada, a pessoa mantém o vírus para sempre em seu corpo. Os tipos mais comuns de herpes são os simples tipo 1 e tipo 2, e o herpes zoster.
As reações ao vírus podem ser diferentes. Algumas pessoas nem apresentam sintomas, uma vez que o vírus pode ficar "adormecido". Manifestações do vírus são comuns em situações de baixa imunidade, estresse, cansaço, disfunções mentais e psicológicas, e até exposição solar intensa.
Doença ocular causada pelo herpes
O vírus herpes pode afetar o globo ocular, desde a córnea até a retina, e causar doenças como a de Brenda, conforme explica a médica oftalmologista Luiza Paulo Filho.
"O vírus causa a morte das células da retina (necrose), oclusão de vasos sanguíneos e inflamação generalizada do globo ocular". A especialista explica que se não for tratada de maneira adequada, o quadro pode evoluir, por exemplo, para um deslocamento de retina ou cegueira irreversível.
Principais sintomas e tratamento
Os principais sintomas de doenças oculares causadas pelo vírus herpes são: dor nos olhos, vermelhidão devido a infecção, sensibilidade à luz, visão turva, secreção ocular e a presença de lesões na superfície do olho ou pele. Alguns fatores como histórico de herpes labial e sistema imunológico comprometido podem aumentar a probabilidade de desenvolver herpes ocular.
O tratamento de doenças relacionadas a herpes ocular geralmente inclui medicamentos antivirais para controlar a infecção. Mas é possível detectar sinais de infecção ocular de maneira precoce, portanto é importante passar por acompanhamento regular com um oftalmologista. Um diagnóstico antecipado e tratamento correto pode evitar complicações mais graves, como a perda permanente da visão.