Após uma cirurgia com 10 horas de duração, um tumor considerado gigante foi removido do cérebro de uma paciente em Quixeramobim, no interior do Ceará. O procedimento foi realizado por uma equipe de profissionais de saúde do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), que classificou o tumor, de nove centímetros, como o maior tumor cerebral já registrado na unidade.
O inchaço estava na parte frontal do cérebro da paciente, numa região responsável pela elaboração do comportamento e das emoções. Mesmo assim, era um tumor benigno, mas que foi retirado devido ao seu tamanho, que estava comprimindo o cérebro.
Embora nove centímetros possa parecer pequeno, "é o tamanho de uma lesão expansiva em uma pessoa viva, sinalizando uma situação de alta complexidade", disse o hospital.
Todo o procedimento de remoção levou cerca de 10 horas e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por oito profissionais de saúde, incluindo neurocirurgiões, anestesistas, instrumentadores e técnicos em enfermagem.
Após a cirurgia, que aconteceu em março, a paciente ficou internada no hospital por mais uma semana em observação. Ela recebeu alta depois de ter seu quadro considerável estável, mas segue sendo acompanhada pela equipe neurocirúrgica no pós-operatório.