Conhecido pelo quadro Me leva, Brasil, no Fantástico, da TV Globo, o jornalista Maurício Kubrusly foi diagnosticado, em 2023, com Demência Fronto Temporal (DFT), doença degenerativa que não tem cura, e, desde então, decidiu levar uma vida mais saudável e tranquila.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Aos 79 anos, ele deixou a cidade de São Paulo e, atualmente, mora no município de Serra Grande, no litoral sul da Bahia, ao lado da esposa, a arquiteta Beatriz Goulart e o cachorro Shiva.
De acordo com informações do jornal Extra, parentes e amigos do repórter contam que a proximidade com a natureza fez com que ele apresentasse uma melhora significativa nos sintomas da doença.
“Depois que o Maurício veio para cá, ele teve uma melhora boa. Fez bem para ele. Ele agora está mais tranquilo”, disse o barbeiro Dó, que corta o cabelo de Maurício há mais de um ano no local. “Ele fala pouco, mas já deixa claro que não gosta de reduzir muito o comprimento dos fios”, brincou.
A nova rotina de Kubrusly inclui caminhadas matinais na Praia do Sargi. Em suas redes sociais, os últimos registros mostram encontros com amigos e cantorias na praia.
Os distúrbios neurodegenerativos afetam regiões específicas do cérebro, resultando em mudanças na personalidade e no comportamento, além de causarem dificuldades na compreensão e na produção da fala, juntamente com a perda de memória.
Além de Kubrusly, o ator Bruce Williams também foi diagnosticado com a mesma doença, em 2022.
A história de vida do repórter será contada no documentário Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí, previsto para estrear em dezembro na Globoplay, streaming da TV Globo.