Aprenda como eliminar os mosquitos da sua casa

Erradicar os mosquitos de forma permanente é uma discussão polêmica, mas há alternativas seguras para mantê-los afastados do seu dia a dia

1 fev 2016 - 15h37

A propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, incentiva a população a encontrar maneiras de como acabar com os pernilongos. Mesmo aqueles que não transmitem doenças podem se tornar um desconforto para a família toda.

Foto: Alina Souza/Palácio Piratin

Por outro lado, a erradicação permanente rende discussões no meio científico. Atualmente existem, em média, 3,5 mil espécies conhecidas e a maioria não incomoda humanos ou causa qualquer problema.

Publicidade

Estudos apontam que apenas as fêmeas de 6% das espécies picam e sugam o sangue humano para desenvolver seus ovos. Entre elas, menos da metade carrega parasitas que causam doenças. Além do Aedes aegypti, os mosquitos Aedes albopictus e Anopheles gambiae também são considerados mortais.

Em entrevista para o jornal The New York Times, a bióloga Olivia Judson se disse a favor do extermínio de 30 espécies de pernilongos. Segundo ela, isso poderia salvar um milhão de vidas e só diminuiria "a diversidade genética da família dos mosquitos em 1%".

Em contraponto, outros pesquisadores afirmam que a eliminação completa dos mosquitos poderia ser "perigosa e trazer efeitos indesejados". Segundo Phil Lounibos, entomólogo da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, a erradicação poderia ter efeitos em toda a cadeia alimentar e na flora, pois esses insetos também agem como polinizadores.

Mas há algumas alternativas para eliminar o problema do dia a dia de maneira segura. Confira em quais atitudes você pode apostar para afastar os insetos da sua casa.

Publicidade

1. Deixe portas e janelas fechadas

Uma das maneiras mais eficazes de acabar com os pernilongos é manter portas e janelas fechadas. O uso de telas também é recomendado.

2. Opte por repelentes naturais

O uso de industrializados até pode ser uma boa alternativa, mas especialistas afirmam que esses produtos devem ser utilizados apenas em emergências. É que os insetos criam resistência rapidamente e, assim, quanto mais o spray for utilizado, mais forte ficará o pernilongo. Além disso, o uso constante desses repelentes pode causar alergias e reações na pele.

A alternativa é utilizar óleos e essências à base de citronela, pois a substância é considerada um repelente natural. Pulverizar o ambiente ou acender uma vela são algumas opções.

3. Mantenha baixas temperaturas

Os mosquitos não gostam de temperaturas mais baixas e, por isso, tendem a se afastar quando há o uso de ar-condicionado ou de ventilador. Se você quer acabar com os pernilongos e outros insetos, essa pode ser uma boa opção.

Publicidade

4. Acabe com a água parada

A prevenção é muito importante. Para evitar que mosquitos como o Aedes aegypti se proliferem, os focos de água parada devem ser eliminados. Fossas, caixas d'água, pneus, garrafas abertas e pratos de plantas são alguns dos locais onde pode haver reprodução.

Mãe de meninas com microcefalia inicia grupo no WhatsApp
Video Player
Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se