Os casos de dengue triplicaram no verão deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mais de 217 mil ocorrências da doença foram registradas só nas quatro primeiras semanas de 2024.
Em meio às preocupações com a saúde, o atestado médico se torna um documento essencial para respaldar a ausência no trabalho ou em instituições de ensino. O Terra conversou com o médico infectologista e professor do curso de Medicina da Unic, Thiago Rodrigues, que tirou as principais dúvidas sobre o uso de atestados em casos de dengue.
Posso trabalhar com suspeita de dengue?
Se a doença não gerar limitações e, a depender da sua atividade laboral, você pode sim trabalhar mesmo com suspeita de dengue. Você não estará colocando ninguém em risco, já que a dengue não é transmissível.
Quais sintomas requer atenção e ida ao médico?
A piora contínua dos sintomas, principalmente a partir do 3º dia de doença, prostração, vômitos que não cessam, sonolência, confusão mental, hemorragias, ausência ou redução da micção, dor abdominal e desconforto respiratório.
Qual o CID do atestado de dengue e quais exames são pedidos para confirmar a doença e o médico assinar o atestado?
O CID não é obrigatório em atestados médicos na maioria das situações. A doença do paciente é sigilo médico-paciente. Somente com autorização judicial, do próprio paciente ou algumas outras situações complexas esse sigilo pode ser quebrado. A empresa empregadora que exige CID fora dessas situações comete uma irregularidade. O diagnóstico imediato é dado pela suspeita clínica, trabalhamos com casos suspeitos no atendimento ao paciente. Os exames confirmatórios podem ser sorologia para dengue (solicitado a partir do 4-5º dia de doença), teste-rápido NS1 (solicitado entre o 1º e 5º dia de doença) ou RT-PCR (solicitado entre o 1º e 5º dia de doença).
O atestado de dengue vale por quantos dias?
Depende da apresentação clínica de cada paciente, na maioria dos casos há melhora entre 5 e 7 dias.
Posso voltar ao trabalho antes se eu estiver me sentindo bem?
Isso depende dos seus sintomas e da sua atividade laboral, ou seja, é individualizado.
Quais os principais cuidados que o acometido pela doença deve tomar?
Procurar atendimento médico para ser avaliado e rastreado os sinais e sintomas de alarme, ser calculado a quantidade e esquema de hidratação para cada um, baseado na apresentação clínica e peso do paciente, não fazer uso de antiinflamatórios.
Qual a pior fase da dengue e quando começa a melhorar?
Quando a doença caminha para a apresentação grave, os sintomas/sinais de piora costumam ocorrer entre 3º e 5º dia. Quando vai evoluir para melhora, felizmente a maioria dos casos, também costumam ocorrer nesse mesmo intervalo.