A Inglaterra trata número recorde de jovens dependentes de maconha. De acordo com dados da Saúde Pública do país, mais de 13,5 mil pessoas com idade inferior a 18 anos foram encaminhadas para tratamento médico no ano passado, o que representa um aumento de 50% em sete anos, e inclui 200 crianças com até 12 anos. Os dados são do jornal Daily Mail.
Especialistas estão culpando a popularidade de uma versão da droga mais potente que a regular, que também foi ligada a um aumento em doenças mentais. O tratamento de jovens dura, em média, 150 dias e se concentra em aconselhamento e apoio.
“É claro que é preocupante quando uma criança ou adulto jovem está usando qualquer droga, inclusive maconha. Mas pesquisas do governo mostram que dar aos jovens a ajuda precoce que precisam traz benefícios tanto para o indivíduo, quanto para a comunidade. Cada libra gasta em tratamento para menores de 18 anos salva dois, reduzindo os custos do crime e problemas de saúde dentro de apenas dois anos”, disse Andrew Brown, diretor de política da informação sobre droga da instituição DrugScope.
A maconha é a droga ilegal mais amplamente utilizado na Grã-Bretanha, embora o número de pessoas que lançam mão dela esteja em queda, de acordo com a instituição Frank. A principal substância química ativa é tetraidrocanabinol, que leva ao sentimento de felicidade e relaxamento.
Prevenção e tratamento de dependentes químicos
Aprenda sobre a dependência, conheça os principais tipos de drogas e saiba como trabalhar em prevenção e tratamento. Curso certificado pelo MEC!