Barriga definida: 6 exercícios para emagrecer e lapidar o abdômen

Entenda o que é necessário para eliminar o excesso de gordura e deixar o tanquinho em evidência

11 set 2024 - 10h26
(atualizado em 12/9/2024 às 12h42)

Muitas pessoas acreditam que conquistar uma barriga definida é, praticamente, um sonho impossível. Mas, na verdade, não é bem assim. O grande problema, no entanto, é que a maioria desses indivíduos não possuem a paciência necessária para chegar ao objetivo final. Ou seja, o segredo do tanquinho é a constância.

Não é novidade que, para emagrecer, é necessário entrar em déficit calórico. Sendo assim, você precisa gastar mais energia com exercícios e consumir menos calorias na dieta. Mas, sem exagerar. Dessa maneira, você consegue manter esse estilo por mais tempo e, finalmente, chegará ao físico que deseja.

Publicidade

7 hábitos e alimentos que aumentam a gordura abdominal 7 hábitos e alimentos que aumentam a gordura abdominal

Abdominal não faz milagre

Além da falta de paciência, outro erro comum de quem quer conquistar uma barriga definida é supervalorizar os abdominais. Afinal, eles são os exercícios que trabalham a musculatura da região. Mas, sozinhos, não vão queimar gordura. Por isso, é importante aliar o fortalecimento do abdômen com uma boa estratégia de emagrecimento.

"Importante ressaltar que os exercícios abdominais não diminuem a gordura abdominal, eles fortalecem os músculos, que podem ter um efeito postural significativo no efeito visual. Pra diminuir a gordura abdominal há que se cuidar da alimentação e treinar. Quando falo em treino, existem exercícios que atendem a ativação metabólica e o core abdominal", conta o educador físico e personal trainer, Giulliano Esperança.

Dessa maneira, com a ajuda do especialista, separamos uma rotina de exercícios para deixar a barriga definida. Confira:

Publicidade
Barriga definida / Foto: Shutterstock
Barriga definida / Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

Exercícios para deixar a barriga definida

1- Corrida no Lugar. Execute a movimentação da corrida no lugar, aplicando a mesma característica da corrida com deslocamento, lembrando a suma importância de manter os trabalhos cruzados de pernas e braços. A altura do joelho, depende do seu grau de condicionamento, iniciantes devem manter o trabalho leve, fazendo movimentos com suavidade.

2- Prancha. Apoie os cotovelos sobre o solo, em um colchonete ou algo macio. Pode ser uma almofada. Mantenha o alinhamento de coluna, quadril e pernas, ativando o músculo abdominal e também o glúteo.

3- Polichinelo no lugar sem salto. Um exercício seguro, sem impacto. Afaste as pernas e braços para o lado direito, retorne à posição inicial e, nesse momento. ative o abdômen. Faça o mesmo gesto, agora se movimentando para a esquerda.

4- Crunch + Elevação de quadril. Associamos fortalecimento abdominal com fortalecimento de glúteos e posteriores de coxa, essenciais para proteger a coluna e melhorar o efeito estético pelo realinhamento postural. Execute o abdominal, expirando o ar na flexão, retorne à posição inicial, posicione os pés no solo e eleve o quadril ativando o glúteo, sustentando essa posição por pelo menos dois segundos.

Publicidade

5- Escalador na Parede. Apoie-se com as duas mãos na altura e largura dos ombros, mantendo os cotovelos ligeiramente flexionados. Faça a movimentação alternada das pernas, lembrando de ativar o abdômen durante a movimentação. A velocidade pode ser desde uma marcha para os iniciantes, como uma corrida para os mais avançados.

6- Abs Bike. Um excelente exercício abdominal, que trabalha a extensão e flexão das pernas. Faça a contração abdominal com o movimento de rotação, alternadas de braços e perna. Solte o ar, sempre que for aproximar o cotovelo direito, do joelho esquerdo. Inspire e troque o lado, lembrando de ativar o abdômen. Foco na qualidade e não na quantidade.

Fonte: Sport Life.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se