BBB 24: qual a gravidade da lesão de Giovanna, que ficará imobilizada por mais um mês?

Participante mineira está usando bota ortopédica após se machucar em prova; a previsão é que a recuperação dela dure 5 semanas

15 jan 2024 - 13h17
Foto: Reprodução: Paulo Belote/Globo/Globoplay

A competição por mais de R$ 1 milhão no Big Brother Brasil se tornou ainda mais difícil para Giovanna Lima na noite da última quarta-feira (10). A sister sofreu uma fratura no quinto metatarso, o famoso dedinho do pé, durante a primeira festa do reality show. 

A mineira apareceu de muletas após o atendimento médico e contou aos participantes que precisará usar uma bota ortopédica por cinco semanas.

Publicidade

"Como eu vou fazer com o pé quebrado? Tenho que ficar 5 semanas com isso. Como vou participar de prova, gente? Tem prova duas vezes por semana?”, questionou Giovanna, que já perdeu uma prova do líder depois da lesão.

Raquel Silvério, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata, explica ao Terra que uma fratura pode ser diagnosticada através de um raio X ou ressonância. A sister foi levada ao confessionário. De lá, os participantes são levados para atendimento médico ou exames, geralmente sem o acompanhamento do público. Segundo a profissional de saúde, as opções de tratamento vão variar de acordo com a gravidade da lesão. 

Em casos de fraturas simples, o tratamento é conservador. O paciente faz uso de uma órtese para imobilizar o local, para que não tenha desvio ou aumento dessa fratura e é encaminhado para fisioterapia. Parece ser esse o caso de Giovanna, já que ela está usando bota e muletas.

“Em uma situação um pouco mais intensa, pode entrar em uma situação um pouco mais grave, aí há a necessidade de um procedimento cirúrgico”, explica a especialista. 

Publicidade

No que diz respeito à localização da fratura, a fisioterapeuta explica que uma fratura na diáfise, corpo da estrutura óssea, é mais fácil de tratar do que fraturas que acontecem na face articular. 

“Quando muito próximo da articulação ou na articulação, pegando ali a região que faz a dobradiça, a fratura é complicada por conta da biomecânica. As fraturas da extensão da estrutura óssea são as menos piores”, tranquiliza a médica. 

Como citado pela sister Giovanna, é necessário esperar de 4 a 6 semanas para que haja a recuperação da fratura, porém, esforços físicos podem atrapalhar o avanço. Por isso, ela está vetada pelos médicos de provar que exigem mais fisicamente.

“O repouso é necessário. Depois de algum tempo, a pessoa é liberada para fazer uma descarga de peso parcial, se ela não respeitar essa descarga de peso parcial, pode ter problema de consolidação da fratura”, ressalta a fisioterapeuta.

Publicidade

Não se sabe se Giovanna terá acesso ao tratamento fisioterapêutico, visto que está confinada no reality show, mas Silvério destaca que ele é crucial na recuperação da parte articular e muscular que envolve a região comprometida. 

“Durante a reabilitação, realizamos estímulos precoces necessários, porém há a necessidade de respeitar o processo fisiológico de recuperação. Então, existe o tempo certo para cada intervenção que a gente precise fazer”.

Como forma de prevenir fraturas, pessoas que apresentem alterações endócrinas ou metabólicas precisam realizar um acompanhamento médico para avaliar a qualidade óssea. O mesmo vale para quem está na terceira idade ou pratica atividades físicas de esforço e repetição.

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se