Rica em antioxidantes e vitaminas, a berinjela é um fruto presente em diversas culturas. De origem indiana, esse alimento pode ser encontrado atualmente nas culinárias árabe, japonesa, italiana e brasileira.
E é justamente por sua versatilidade que a berinjela também está em diversos pratos. Ingrediente-chave de pastas, ela também compõe massas, molhos, saladas e acompanha carnes, tornando tudo ainda mais delicioso.
Mas essa não é a sua vantagem! De acordo com a nutricionista Soraia Batista, "a berinjela é um superalimento que auxilia na digestão e tem poucas calorias. Por isso, é excelente para quem busca uma alimentação mais saudável".
Propriedades e benefícios do alimento
Você sabia que a berinjela pertence à família do pimentão? Pois é! Além disso, o fruto é bem adaptado ao clima quente. Por isso, ele cultivado o ano inteiro no Brasil e está sempre disponível em feiras e supermercados por um preço acessível.
Sua composição também merece destaque. Fonte de magnésio, cálcio, ferro, enxofre, vitamina A, C, e vitaminas do complexo B, a berinjela também previne o envelhecimento celular. Isso graças a sua casca arroxeada, que contém antocianinas, um pigmento que auxilia no combate aos radicais livres.
Quanto aos benefícios da berinjela, é possível listar alguns:
- Auxilia na saúde das unhas e do cabelo;
- Ajuda no bom funcionamento do intestino;
- Previne alguns tipos de câncer;
- Fortalece os ossos;
- Ajuda a reduzir a glicose do sangue;
Mas esses não são os únicos. Soraia comenta que um estudo da Universidade Adam Mickiewicz, da Polônia, indicou que a berinjela faz parte de um grupo de alimentos que produzem compostos naturais capazes de curar muitos distúrbios. Suas propriedades são significativas para inibir, por exemplo, o crescimento de células cancerígenas.
Como consumir a berinjela?
Se você tem dificuldades de incluir a berinjela na sua alimentação, a especialista em nutrição da Pluxee tem dicas que podem te ajudar. Confira quais são!
- Deixar a berinjela de molho em água com algumas gotas de limão ameniza seu gosto levemente amargado e evita o escurecimento após descascada e picada;
- A berinjela pode ser facilmente amassada, o que facilita seu preparo;
- Para o preparo de pastas, retire a casca após o cozimento;
- Não descarte as cascas! Aproveite-as em refogados, cozidos, molhos e conservas;
- Se for assar ou empanar, não retire a casca. Ela auxilia a manter o formato do alimento;
- Para fritar, prefira empanar a berinjela com farinha para reduzir a absorção de óleo.