A produção do Big Brother Brasil 24 precisou chamar a atenção de Giovanna Lima, nesta segunda-feira (22), porque a sister não está seguindo as orientações médicas para se recuperar da fratura que sofreu no metatarso durante a primeira festa do reality show.
“Você precisa reforçar o cuidado com seu pé, conforme já foi orientada. Mais repouso e ao se movimentar sempre usando as duas muletas. Evitar ao máximo o apoio sobre o pé machucado. […] Mais cuidado ou sua participação no programa pode acabar”, disse a produção do programa em áudio geral para a casa.
O médico ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Pé e Tornozelo, Eduardo Cembranelli, conta ao Terra que após uma fratura no metatarso, o foco é tirar o peso da região lesionada.
O profissional ainda conta que a bota robofoot, usada por Giovanna no reality, serve para imobilizar a região da mesma forma que o gesso, além de oferecer mais conforto. O ortopedista ressalta que as muletas são aliadas na recuperação.
“Inicialmente, na maioria dessas fraturas, temos de preservar aquela região que foi lesada e, para tal, fazemos a retirada de peso para deixar o organismo consolidar a fratura. Em alguns casos, nós liberamos o peso na região, mas com carga controlada, uso de muletas, carga gradativa, ou até utilizando as botas robofoot, onde o paciente consegue colocar o peso em cima do pé, mas evita alguns movimentos específicos para não correr o risco de a fratura sair do lugar”, explica Cembranelli.
O especialista destaca que é fundamental fazer um acompanhamento mais de perto, semanalmente, com algumas radiografias, para ver se a fratura está se mantendo na posição correta, se não houve nenhum tipo de desvio.
“Em torno de seis semanas, começamos a ver a calosidade óssea. A partir daí, pode-se liberar o paciente para começar a pisar e fazer fisioterapia, voltando, aos poucos, para atividades gradativas”, recomenda o médico.
O BBB entrou na terceira semana de dinâmicas nesta semana, o que implica que a sister precisará de mais três semanas de cuidados se permanecer no confinamento.