A bike indoor é uma das atividades mais populares nas academias não só por ser dinâmica e animada, mas também por seus benefícios para a saúde.
Com uma abordagem eficiente e divertida, as aulas trabalham o corpo todo, oferecendo uma maneira eficaz de melhorar o desempenho do corpo, incluindo a saúde cardiovascular, promovendo o bem-estar geral.
Confira, a seguir, algumas das principais vantagens que a prática de forma regular pode proporcionar para a saúde do coração, de acordo com profissionais do Studio Velocity.
Benefícios da bike indoor para o coração
Coração em dia
A bike indoor é um exercício de alta intensidade que pode aumentar significativamente a frequência cardíaca durante a prática. Essa elevação constante, combinada com os diferentes níveis de resistência e velocidade, pode auxiliar na melhora da capacidade do coração em bombear sangue e oxigênio para todo o corpo.
Com o tempo e a prática regular, é possível que o sistema cardiovascular se torne mais eficiente, aumentando a resistência e a aptidão de se exercitar por períodos mais longos sem se sentir cansado.
Manutenção do peso
O treino de bike indoor proporciona alto gasto calórico, podendo chegar até 700kcal por aula. Dessa forma, a prática regular, aliada a uma alimentação equilibrada, pode ser uma excelente maneira de garantir a manutenção ou até mesmo a perda de peso. Este cuidado pode auxiliar na redução da pressão arterial, diminuindo, assim, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Redução do risco de doenças e controle da pressão arterial
A prática regular de atividades físicas está associada à redução do risco de desenvolver enfermidades, como doença coronariana, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. O exercício fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter os níveis de colesterol saudáveis, reduzindo a probabilidade de problemas cardiovasculares. Além disso, também pode promover a melhora no fluxo sanguíneo, auxiliando na redução da pressão arterial.
Fortalecimento dos músculos inferiores
Fazer bike indoor é uma excelente forma de proporcionar o fortalecimento das pernas e dos músculos inferiores do corpo. O movimento repetitivo de giro dos pedais pode aumentar a força muscular das pernas, dos músculos da panturrilha, quadríceps e glúteos. Isso não só beneficia a saúde cardiovascular, mas também ajuda na realização das atividades diárias.