Biólogo explica efeito do veneno de sapo usado em ritual xamânico

Grupo intitulado "Xamanismo Sete Raios" está enfrentando acusações na Justiça sobre o uso de veneno de sapo em rituais. Entenda o efeito da substância

5 jun 2023 - 17h01
(atualizado às 18h06)
Biólogo explica efeito do veneno de sapo usado em ritual xamânico -
Biólogo explica efeito do veneno de sapo usado em ritual xamânico -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Recentemente, participantes do grupo xamânico "Instituto Xamanismo Sete Raios", foram até a Justiça acusando a instituição de utilizar, sem aviso, uma substância psicodélica proibida no Brasil. Trata-se de um veneno de sapo, presente na espécie Bufo alvarius. O inquérito está em andamento.

De acordo com o biólogo e pós-PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a substância pode causar uma série de efeitos adversos. Entre eles, os participantes podem experimentar surtos psicóticos. O veneno é extraído de sapos de forma ilegal durante os rituais e consumido através do fumo.

Publicidade

Os participantes dessas cerimônias relataram a presença de efeitos colaterais como crises de pânico e de ansiedade, surtos psicóticos, problemas respiratórios e pensamentos suicidas. "Foi uma experiência horrível, de morte, de abismo", disse a advogada Gabriele Silva  em entrevista ao Fantástico (TV Globo). "Não tinha médico, psicólogo ou profissional de saúde", completa.

Veneno de sapo proibido no Brasil

De acordo com as denúncias, o grupo tem usado a substância alucinógena conhecida como 5-MeO-DMT, extraída do sapo Bufo alvarius, em suas sessões. No entanto, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, do Ministério da Justiça, declara que essa prática é crime e proibida no país.

A substância em questão é a 5-MeO-DMT, um psicodélico que consta na lista de substâncias proibidas pela Anvisa. Ela faz parte do veneno do sapo Bufo alvarius (renomado como Incilius alvarius), encontrado no México e nos Estados Unidos.

O veneno, popularmente conhecido como "bufo", é seco após extraído e posteriormente fumado em rituais e cerimônias consideradas religiosas e espirituais tanto no Brasil quanto no exterior, liberando o psicodélico 5-MeO-DMT e outras substâncias.

Publicidade

Quais os danos da substância à saúde?

Segundo o Dr. Fabiano a substância pode causar surtos psicóticos e uma série de efeitos adversos à saúde. Por isso a proibição no país. "Os efeitos do 'bufo' são similares aos de outras substâncias alucinógenas e podem causar alucinações visuais, senso alterado de tempo e espaço, problemas respiratórios e cardiovasculares, convulsões, insônia, crises de pânico e ansiedade", alerta o especialista.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se