A queda dos supercílios também pode conferir aspecto envelhecido à região dos olhos, exigindo procedimentos específicos de elevação.
Quando a região dos olhos começa a adquirir um aspecto cansado e envelhecido devido ao processo de envelhecimento, a grande maioria das pessoas logo busca um cirurgião plástico para realizar uma blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, acreditando se tratar de um problema de flacidez das pálpebras. Porém, o que poucos sabem é esse não é o único fator responsável pela aparência envelhecida da região.
“Além da flacidez das pálpebras, a queda dos supercílios, ou sobrancelhas, também pode conferir alguns anos à aparência da região. Esse problema ocorre devido a um enfraquecimento dos músculos da região da testa, fazendo com que a sobrancelha, principalmente a região da cauda, desça para uma posição inferior à normal, conferindo um aspecto triste ao olhar, além de piorar a percepção de excesso de pele nas pálpebras”, afirma a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Nesses casos, realizar apenas a blefaroplastia pode não ser suficiente para rejuvenescer o olhar, podendo gerar um resultado insatisfatório e até artificial. “Um erro muito comum durante a execução da blefaroplastia é retirar o excesso de pele sem levar em consideração a posição das sobrancelhas. Se a causa do excesso de pele for a queda dos supercílios, o ar triste e cansado gerado pela flacidez não melhorará apenas com a cirurgia das pálpebras”, diz.
É preciso, então, investir em procedimentos que foquem especificamente na elevação dos supercílios. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da aplicação de toxina botulínica.
“A toxina botulínica paralisa alguns músculos envolvidos na movimentação e queda das sobrancelhas para suspendê-las e arqueá-las, além de ainda reduzir a aparência de rugas presentes na região”, aconselha a médica.
Porém, Beatriz ressalta que a substância tem efeito temporário, durando cerca de seis meses, e ação limitada. “Por isso, geralmente, a aplicação de toxina botulínica é indicada apenas para pacientes que possuem uma queda leve da cauda dos supercílios, seja devido ao processo de envelhecimento ou mesmo pela genética”, acrescenta.
Já em casos mais graves, nos quais há uma queda significativa das sobrancelhas, apenas a aplicação de toxina botulínica pode não ser suficiente para conferir resultados satisfatórios. Nessas situações, a melhor opção é realizar a elevação dos supercílios de maneira cirúrgica.
“O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões próximas ao couro cabeludo pelas quais é possível reposicionar os tecidos da região, como músculos, ligamentos e pele, de forma a promover tração com consequente redução da flacidez e elevação das sobrancelhas”, diz a médica, que ressalta que as cicatrizes são pequenas e pouco perceptíveis. “E os resultados são muito naturais.”
Mas, quando a flacidez das pálpebras é muito acentuada, a blefaroplastia é realmente necessária, sendo, na maioria dos casos, combinada à elevação cirúrgica dos supercílios.
“Os procedimentos trazem melhores resultados quando associados, pois, conseguimos tratar, de uma só vez, diferentes fatores envolvidos no processo de envelhecimento da área dos olhos”, afirma a especialista, que diz que a blefaroplastia pode ser realizada nas pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura e excesso de pele para rejuvenescer a região.
“Podemos ainda utilizar enxerto de gordura e preenchedores injetáveis para solucionar os sulcos abaixo dos olhos que também podem conferir um aspecto cansado à aparência”, acrescenta.
Ou seja, o grande segredo para rejuvenescer os olhos de maneira eficaz e natural é o diagnóstico adequado e a indicação correta dos procedimentos. Apenas o médico especializado, após uma avaliação aprofundada, poderá recomendar a melhor opção para cada caso.
“Por isso, é importante que o paciente converse bastante com o cirurgião e entenda todas as possibilidades disponíveis para alcançar o resultado desejado, seja por meio de tratamentos injetáveis ou intervenções cirúrgicas”, finaliza Beatriz Lassance.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.