O Brasil tem cinco hospitais entre os 20 melhores da América Latina. O Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês estão na 1ª e 2ª posição, respectivamente, segundo ranking feito pela IntelLat, uma empresa especializada em análise de dados.
Uma análise abrangente de dados qualitativos e quantitativos de 61 hospitais na América Latina revelou importantes perspectivas sobre o desempenho dessas instituições. Para participarem, as instituições precisavam obter pelo menos 50% de desempenho em várias dimensões analisadas.
A convocatória foi aberta a todos os hospitais de alta complexidade, mas aqueles que forneceram informações insuficientes ou não verificáveis foram excluídos. A análise incluiu um questionário com 163 perguntas abrangendo segurança, gestão de pessoas, produção de conhecimento, eficiência do tratamento, experiência do paciente, sustentabilidade, tecnologia e uso da telemedicina.
Quais áreas são avaliadas nos hospitais?
Os hospitais foram avaliados baseando-se em oito áreas. Segurança trata da proteção dos pacientes e funcionários. Gestão de pessoas foca no desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores. Outro ponto importante é a produção de conhecimento, que valoriza a pesquisa e inovação.
Além disso, a eficiência do tratamento é central para oferecer cuidados de saúde de qualidade; a experiência do paciente considera o conforto e satisfação durante a estadia no hospital. Sustentabilidade refere-se ao uso responsável de recursos naturais; e a tecnologia e uso da telemedicina integram os serviços digitais à saúde moderna.
A sustentabilidade nos hospitais brasileiros
Sustentabilidade tem se mostrado um fator crucial para o desenvolvimento de hospitais brasileiros. Segundo o diretor-executivo da IntelLat, Ricardo Zisis, a partir de práticas sustentáveis, como em questões de energia, redução de resíduos e uso de produtos ecológicos, é possível observar eficiência na assistência médica.
"Um exemplo disso é o Hospital Albert Einstein, certificado LEED pelo US Green Building Council, que valoriza o desempenho de edifícios sustentáveis (verdes), além de utilizar um sistema de aquecimento solar de alta eficiência com o intuito de reduzir o consumo de gás natural. O Hospital Sírio-Libanês também se destaca entre as instituições que prezam pela sustentabilidade do setor, utilizando um sistema de cogeração de energia", explica em entrevista ao UOL.
Os melhores hospitais do Brasil e da América Latina
Entre os cinco melhores hospitais do Brasil, quatro deles estão na cidade de São Paulo; um em Porto Alegre (RS). Veja a lista abaixo:
1- Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo, Brasil) - 94,30
2- Hospital Sírio-Libanês (São Paulo, Brasil) - 76,39;
3- Hospital Italiano (Buenos Aires, Argentina) - 75,56;
4- Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre, Brasil) - 72,01;
5- Hospital Alemán (Buenos Aires, Argentina) - 70,02;
6- Fundación Cardiovascular/Hospital Internacional (Bucaramanga, Colômbia) - 68,32;
7- Centro Médico ABC (Cidade do México, México) - 63,29;
8- Clínica Imbanaco (Cali, Colômbia) - 60,05;
9- Hospital Punta Pacífica (Cidade do Panamá, Panamá) - 59,20;
10- Hospital Clínica Bíblica (San José, Costa Rica) - 58,89;
11- Hospital Nove de Julho (São Paulo, Brasil) - 58,49;
12- Hospital Pablo Tobón Uribe (Medellín, Colômbia) - 58,22;
13- Hospital Zambrano Hellion - Tec Salud (San Pedro Garza García, México) - 56,85;
14- Clínica SOMER (Río Negro, Colômbia) - 53,58;
15- Hospital Metropolitano (Quito, Equador) - 51,02;
16 - Hospital Municipal Vila Santa Catarina (São Paulo, Brasil) - 49,95;
17- Clínica San Pablo (Lima, Peru) - 49,41;
18- Clínica Las Américas (Medellín, Colômbia) - 49,23;
19- Fundación Hospital Infantil los Ángeles (Pasto, Colômbia) - 48,81;
20- Clínica Jesús del Norte (Lima, Peru) - 48,49.