De Kylie Jenner a Gwyneth Paltrow, celebridades e pessoas comuns estão aderindo ao "caldo de ossos". A receita, um tanto inusitada, pode causar estranhamento nos mais resistentes a novidades, mas seus benefícios têm rompido as barreiras da alimentação convencional.
Originário da culinária chinesa, o prato, que inclui ingredientes simples, tornou-se tão popular que se transformou em uma tendência no TikTok, acumulando mais de 60 milhões de visualizações em vídeos que mostram a preparação e o consumo dessa iguaria.
O sucesso se dá pelas propriedades nutritivas que a mistura oferece ao corpo humano. A receita pode ser feita com ossos e cartilagens de boi, frango e até mesmo peixe.
A médica nutróloga Hilloa Rodrigues explica que o caldo se torna nutritivo porque desses ossos e cartilagens são extraídos diversos micronutrientes como cálcio, magnésio e potássio, essenciais para saúde óssea.
Esses nutrientes também ajudam a controlar a pressão arterial, saúde dos neurônios e servem como anti-inflamatório, além de liberar as proteínas do colágeno que são importantes para articulações e saúde da pele e cabelos.
“Seus efeitos anti-inflamatórios e os aminoácidos contidos no caldo como glutamina, glicina, prolina, além de melhorar a saúde intestinal, auxiliam o sono, memória e a parte cognitiva”, diz a especialista.
O excesso é inimigo
Porém, como todo excesso causa malefícios, o caldo de ossos precisa ser consumido com responsabilidade. Mesmo sendo nutritivo e benéfico, não é recomendado o uso exagerado da iguaria na alimentação diária.
Hilloa explica que o excesso do consumo pode gerar o acúmulo de glutamina que pode ser indesejável para quem tem enxaquecas ou candidíase, por exemplo.
A liberação dos nutrientes presentes nos ossos podem incluir alguns metais tóxicos juntos, como alumínio e mercúrio, acumulados nos ossos dos animais. Então a regra é moderação.
A especialista também alerta para o consumo do alimento industrializado e indica que a melhor opção é preparar o seu próprio caldo caseiro.
“Os industrializados podem conter muita histamina e propiciar alergias, ansiedade e erupções cutâneas em algumas pessoas”, diz.
Quando e como tomar?
O recomendado pela médica, é a utilização de uma pequena quantidade - de uma a duas xícaras por dia - quando estiver tratando alguma condição como, por exemplo, dor articular.
De forma habitual, indica-se o consumo de uma a duas xícaras por semana.
De preferência, o caldo deve ser ingerido antes do horário de dormir, para que todos os benefícios sejam aproveitados pelo corpo.
Ajuda no emagrecimento
O consumo do caldo por possuir papel anti-inflamatório, ajuda na melhora da função intestinal, ele ainda auxilia no sono, melhorando o ciclo circadiano e contribuindo com um menor apetite no dia seguinte.
Outro ponto positivo destacado pela nutróloga é o baixo índice glicêmico e as poucas calorias.
“A receita pode ser incluída em dietas low carb, jejum intermitente ou outras dietas para emagrecimento, lembrando sempre que se deve estar presente uma dieta saudável e prática de atividades físicas regularmente”, indica Hilloa.
Como fazer
A nutricionista Sol Moraes ensina uma receita de caldo de ossos com dicas de armazenamento para o consumo durante os dias:
Ingredientes:
- 1 a 2 kg de ossos de boi ou frango
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- Sal e pimenta a gosto
- Água suficiente para cobrir os ossos
Modo de preparo:
Coloque os ossos em uma panela, cubra com água e adicione o vinagre, deixando a mistura descansar por 1 hora. Depois, leve-a ao fogo alto até ferver e retire a espuma que irá se formar na superfície, até que o caldo fique claro, cozinhando por cerca de 20 a 30 minutos.
Reduza a temperatura do fogo e adicione vegetais de sua preferência, como alho, cebola, salsão, cenoura, tomilho, salsa.
Em seguida, deixe o caldo cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 4 a 12 horas. “Quanto mais tempo ele for cozido, maiores serão os seus benefícios”, ressalta a médica.
Depois de esfriar você pode guardar em forminhas de gelo ou outros recipientes e congelar para adicionar como base para sopas, caldos, marinados, molhos e outros pratos e bebidas.