Cannabis ajuda a tratar a insônia e melhorar a qualidade do sono

Especialista explica benefícios do uso dessa substância para a hora do descanso

1 out 2024 - 06h18
Resumo
Crescente busca por soluções naturais para insônia, com destaque para a cannabis medicinal, em meio a um cenário de grande número de pessoas afetadas no Brasil.
Arailton Neto
Arailton Neto
Foto: Divulgação

Nas últimas décadas, a busca por soluções eficazes para tratar a insônia tem crescido significativamente, principalmente no Brasil, onde cerca de 73 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de distúrbio do sono, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Diante desse cenário, a cannabis medicinal vem ganhando espaço como uma alternativa natural e eficaz, como em produtos da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos para bem-estar. Para esclarecer o tema, Arailton Neto, médico prescritor de canabidiol (CBD), explica como essa substância pode ser uma solução para aqueles que sofrem desse problema.

De acordo com dados da ABS, a insônia costuma ter duração média de 3 anos em casos crônicos, podendo estar presente entre 56% a 74% dos pacientes no decorrer de um ano, e em 46% deles de forma contínua, o que pode implicar em riscos para o desenvolvimento de outras doenças. 

Publicidade

"As insônias têm caráter multifatorial, ou seja, são causadas por diversas entidades clínicas e acabam perpetuando por mau condicionamento acerca do hábito de dormir. Entre as principais condições comumente associadas à insônia estão os transtornos de humor, de ansiedade e as dores crônicas", explica Neto. 

"O CBD, que é um composto não psicoativo, pode impactar positivamente no sono por possuir propriedades que reduz a ansiedade, aumenta o tempo total de sono e diminui a frequência dos despertares noturnos. Com a dosagem adequada para cada paciente, ele tem demonstrado ser uma opção promissora para o tratamento da insônia, sem os efeitos colaterais indesejados comuns em muitos medicamentos prescritos".

Historicamente, substâncias naturais que são conhecidas por suas propriedades calmantes têm sido utilizadas para melhorar o sono através de chás e xaropes. No entanto, a cannabis medicinal, utilizada de forma responsável, surge como uma alternativa moderna e eficaz, especialmente para aqueles que não encontraram alívio com tratamentos convencionais. Um exemplo são os produtos da linha de Sonos da Humora, que possuem uma fórmula que combina o poder do CBD com a melatonina, a valeriana e a lavanda.

Além de melhorar a qualidade do sono, estudos da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, apontam que o uso de cannabis também pode contribuir para a redução de pesadelos, especialmente em pacientes com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). 

"O impacto positivo da cannabis no sono vai além de apenas aumentar o tempo de descanso. Ela pode também melhorar a arquitetura do sono, aumentando a quantidade de tempo passado nas fases mais profundas e reparadoras do sono", destaca o médico.

Publicidade

O crescente interesse por tratamentos naturais e menos invasivos reflete a mudança na percepção das pessoas sobre a saúde e bem-estar. "O tratamento com cannabis para insônia, apesar de ser novo para muitos, tem tido mais destaque no meio científico e uma maior aceitação médica nas últimas décadas. À medida que mais estudos são realizados e mais pessoas compartilham suas experiências, vemos um aumento na aceitação e no uso responsável dessa substância milenar", conclui Arailton Neto.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se