O chá de Oliveira é um tipo de chá de ervas que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. Embora não seja tão conhecido como o chá de camomila, hortelã-pimenta ou hibisco, ele tem muito a oferecer.
As oliveiras (Olea europaea), pertencentes à família Oleaceae e crescem na bacia do Mediterrâneo oriental há 40 milhões de anos.
As folhas da árvore é o que utilizamos para fazer o Chá de Oliveira, uma infusão rica em vitaminas, minerais e outros antioxidantes. De todos os seus nutrientes, os polifenóis como a oleaceína e a oleuropeína são talvez os mais importantes.
Benefícios nutricionais do chá de oliveira
1. Redução da pressão arterial
Um estudo, conduzido por investigadores suíços e alemães, utilizou o conceito de um ensaio com gêmeos idênticos.
O projeto envolveu 20 gêmeos idênticos, todos com hipertensão, divididos em dois grupos. O primeiro grupo recebeu placebo, enquanto o segundo consumiu extrato de folha de oliveira.
Após oito semanas, os pesquisadores concluíram que o grupo do extrato de folha de oliveira apresentou pressão arterial mais baixa devido às suas propriedades anti-hipertensivas. Essas propriedades, por sua vez, surgiram devido à sua capacidade antioxidante.
2. Perda de peso
Estudos preliminares sugerem que o consumo frequente de folhas de oliveira previne o ganho de peso e auxilia fundamentalmente no controle de peso. Para começar, o Chá tem poucas calorias e, por isso, é uma excelente alternativa aos refrigerantes açucarados ou gordurosos.
Além disso, semelhante ao Chá Matcha, estimula o metabolismo das células adiposas, permitindo ao corpo queimar gordura de forma mais rápida e eficiente.
3. Vitalidade da pele
Extrato de folha de oliveira pode proteger contra várias manchas na pele. Suas fortes propriedades antioxidantes - especificamente a oleuropeína - aceleram a cicatrização de feridas.
As suas propriedades anti-envelhecimento podem reduzir os primeiros sinais de rugas e as suas propriedades anti-inflamatórias podem eliminar marcadores inflamatórios associados à acne e à dermatite.
4. Previne diabetes
A medicina tradicional de Marrocos utiliza há muito tempo o extrato de folha de oliveira para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a diabetes.
Em estudo, os cientistas registaram uma melhoria de 15% nos voluntários que consumiram o chá de oliveira.
A principal razão, de acordo com o estudo, foram os polifenóis do extrato de folha de oliveira que melhoraram a regulação da glicose (açúcar no sangue). No entanto, qualquer pessoa considerada em risco de desenvolver diabetes tipo 2 deve consultar um profissional de saúde antes de preparar a infusão.
5. Melhoram sintomas da herpes
Herpes é um termo genérico que pode se referir a dois tipos da doença: HSV-1 e HSV-2. O primeiro é transmitido predominantemente por contato oral a oral. Esta última é uma infecção sexualmente transmissível.
Sessenta e seis participantes com herpes oral foram divididos em dois grupos, o primeiro recebendo creme com extrato de folha de oliveira e o segundo recebendo creme antiviral. Os resultados mostraram que, embora ambos os grupos tenham apresentado melhora nos sintomas, o grupo do Chá apresentou menos sangramento, coceira e dor após três dias de consumo.
6. Previne candidíase
Estima-se que 75% das mulheres terão candidíase vaginal durante a vida. Esta é uma condição comum causada pelo crescimento excessivo de Candida albicans, a levedura que vive no intestino e, em menor grau, na vagina.
Embora inofensivo na maioria dos casos, um aumento no número de leveduras pode levar a sintomas de candidíase, incluindo corrimento, coceira e ardência durante o sexo ou ao urinar.
De acordo com um estudo iraniano de 2015, as propriedades antifúngicas do extrato de folha de oliveira podem ser um tratamento eficaz contra Candida albicans.
7. Fortalece os folículos capilares
O extrato de folha de oliveira melhora a hidratação e o brilho e suaviza os fios soltos. Mais importante ainda, de acordo com um estudo baseado em animais conduzido pela Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, o extrato de folha de oliveira pode estimular o crescimento de pêlos anágenos em ratos. No entanto, foram relatados alguns efeitos colaterais no projeto, o que significa que não o endossamos até que sua eficácia seja determinada.
8. Reduz o colesterol
Receber medicação prescrita para o colesterol alto é o curso de ação, assim como praticar mais exercícios ou reduzir indulgências prejudiciais à saúde. Além disso, você pode considerar tomar extrato de folha de oliveira em forma de chá.
Os ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol receberam folhas de oliveira durante um período de oito semanas. Ao final do estudo, os roedores apresentaram melhora no perfil lipídico aterogênico, referindo-se efetivamente à redução dos níveis de colesterol.
9. Proteje contra o declínio cognitivo
O declínio cognitivo pode manifestar-se em doenças crónicas como a demência, a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
O consumo frequente do Chá de oliveira é conhecido por auxiliar pessoas com deficiência cognitiva.
De acordo com um estudo de 2014 publicado no Journal of Molecular Sciences, o antioxidante oleuropeína previne a perda ou dano dos neurônios dopaminérgicos. Além disso, o Chá evita diminuições na memória de trabalho, ao mesmo tempo que retarda os primeiros sinais de comportamentos depressivos.
10. Previne o câncer
Um estudo de 2009, publicado no Journal of Molecular Nutrition & Food Research, examinou o efeito do extrato de folha de oliveira no câncer e nas células endoteliais. Concluiu que o chá de ervas impediu o crescimento de células cancerígenas através da sua riqueza de propriedades antioxidantes, nomeadamente a oleuropeína.
Efeitos colaterais do chá de oliveira
O extrato de folha de oliveira também pode apresentar efeitos colaterais infelizes dos quais você deve estar ciente.
Qualquer pessoa que tome anticoagulantes ou que tenha diabetes deve consultar seu médico antes de tomar o extrato de folha de oliveira. Também existe a possibilidade de desenvolver uma doença respiratória superior devido a uma reação alérgica à bebida.