O chá verde é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis, que é nativa da China e da Índia. Fonte de cafeína, antioxidantes, flavonoides, aminoácidos, cálcio, ferro, zinco, fósforo e vitaminas (C, B2 e B3, por exemplo), ele proporciona uma série de benefícios ao organismo, tornando-o mais saudável e fortalecido contra doenças. Saiba mais a seguir!
Benefícios do chá verde
"Por ter capacidade antioxidante, o chá verde ajuda no colesterol, diminuindo as chances de problemas cardiovasculares, contribui para o controle da pressão arterial, favorece a saúde cerebral e age no controle da diabetes, uma vez que regula a sensibilidade à insulina. Estudos mostram que ele pode atuar na prevenção do câncer, além de ter ação antibacteriana e antiviral, sendo um grande aliado para combater infecções", explica a Dra. Júlia Andrade, médica nutróloga.
Embora em menor quantidade do que o café, a bebida conta com cafeína, que pode garantir a melhora da disposição e do desempenho físico, e com aminoácidos como a L-teanina, que pode proporcionar relaxamento, auxiliar no foco e na concentração, melhorar o humor e aliviar a ansiedade, de acordo com a Carol Caldas, nutricionista.
Chá verde emagrece?
O chá verde tem sido associado à vantagens para a perda de peso, no entanto, é fundamental entender que ele não é uma solução mágica.
Existem estudos que apontam que as catequinas e a cafeína presentes no chá verde podem aumentar temporariamente o metabolismo, o que pode levar à uma maior queima de calorias.
Além disso, acredita-se que a erva possa aumentar a oxidação de gordura, fazendo com que o nosso organismo utilize mais gordura como fonte de energia durante o exercício físico.
A nutricionista ainda acrescenta que a L-teanina, aminoácido encontrado no chá verde, pode auxiliar na sensação de saciedade, diminuindo a ingestão calórica total.
" É importante notar que os efeitos do chá verde na perda de peso são modestos e podem variar de pessoa para pessoa. O consumo deve ser combinado com uma dieta saudável e equilibrada, juntamente com a prática regular de atividade física, para obter os melhores resultados", alerta ela.
Como consumir o chá verde?
A infusão é o jeito mais comum de preparar o chá verde. "Mergulhe as folhas em água quente por alguns minutos e, logo em seguida, consuma", orienta a Carol.
Também é possível encontrar a erva em pó ou em cápsulas e suplementos. "O chá verde em pó, conhecido como matchá, pode ser misturado com água quente ou leite", diz a nutricionista.
Além disso, para obter os benefícios nutricionistas, uma outra ideia é adicioná-lo em receitas como smoothies, sobremesas, molhos e outros pratos.
"Sempre dê preferência às formas naturais e fique longe de bebidas artificiais e aromatizadas, pois estas possuem adoçantes e conservantes", aponta a Dra. Júlia.
Cuidado com o excesso
A Dra. Andrea Ferrara, nutricionista clínica e funcional da Clínica Bottura, afirma que o excesso de chá verde pode prejudicar o sono, comprometer os rins, causar nervosismo e irritabilidade, provocar dor de estômago e deixar os batimentos cardíacos irregulares. Por isso, ele deve ser consumido moderadamente, sem ultrapassar a quantidade de 3 xícaras por dia.
"Não recomendo tomar após às 16 horas, para não afetar a noite de descanso", conta Ferrara.
Especialmente para mulheres grávidas e pessoas com ansiedade, problemas gástricos, hipertensão, glaucoma, doenças no fígado e sensibilidade à cafeína, o ideal é evitar a bebida e buscar orientação médica antes de incluí-la na dieta.