O Hospital Samaritano compartilhou em nota a causa da morte do cantor Chrystian, ex-dupla de Ralf, aos 67 anos. Segundo a instituição "o motivo do óbito foi choque séptico (infecção generalizada) em decorrência de pneumonia agravada por comorbidades".
O choque séptico, também conhecido como sepse, é resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a síndrome é a principal causadora de mortes dentro das unidades de tratamento intensivo (UTIs), chegando a 65% dos casos de mortalidade no país.
No caso de Chrystian, o Hospital Samaritano afirma que o problema aconteceu em decorrência de uma pneumonia, infecção que se inicia nos pulmões. Ele já tinha sido internado em fevereiro deste ano para tratar a condição de rim policístico.
A condição era grave e ele chegou a se preparar para um transplante renal, que aponta que seu caso era grave. O rim policístico é uma doença genética que causa o desenvolvimento de cistos nos rins. A Rede D'Or informa que esses cistos podem causar inchaço e dilatação dos rins, levando a problemas como hipertensão, infecções urinárias frequentes e, em casos mais graves, insuficiência renal.
Já quanto à sepse, o tratamento é feito com o uso de medicação e antibióticos que regularizam as funções cardíacas e renal, além de eliminar o microorganismo causador da infecção. Nesse caso também é importante monitorar a pressão e níveis de lactato, que é o índice de ácido láctico no sangue, que quanto mais alto, mais perigoso.