Um fisiculturista que sofre de uma doença intestinal incapacitante venceu sua primeira competição fitness – mesmo tendo que usar uma bolsa de colostomia. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
Blake Beckford, 33, derrotou centenas de competidores em uma competição masculina.
Inicialmente, ele ficou devastado ao ser diagnosticado com colite ulcerativa em 2003, quando estava se preparando para competir, mas sua condição o obrigou a desistir.
Nos anos seguintes, ele foi tratado com diferentes medicamentos para manter a doença intestinal crônica sob controle.
Mas foi obrigado a parar com sua rotina pesada de treino – que incluía duas horas de academia por dia, seis vezes por semana. Com isso, perdeu mais de 12 quilos e viu boa parte do seu trabalho muscular ser jogado no lixo.
Ele então pensou que teria que desistir do sonho de entrar em competições fitness, uma vez que não conseguiria manter o seu corpo escultural.
Beckford conviveu com a doença por dez anos até que ela começou a deixá-lo constantemente cansado, além do fato de ter que ir ao banheiro 20 vezes por dia.
No último mês de outubro, a sua saúde ficou tão deteriorada que ele precisou de uma cirurgia, para remoção total do cólon.
Os médicos fizeram uma ileostomia, e o intestino delgado foi desviado por meio de uma abertura no abdômen. Ele também precisou de outras duas cirurgias no sistema digestivo, e passou a usar uma bolsa do lado de fora do corpo.
Beckford saiu do hospital em novembro, com os médicos dizendo que ele jamais poderia treinar o suficiente para ser um modelo fitness.
Mas em janeiro ele retomou as atividades gradualmente. Menos de seis meses depois, ele retomou sua carreira e também se tornou personal trainer.
Recentemente, alcançou o primeiro lugar na categoria de transformação masculina no evento Pure Elite.
Ele posou com as suas bolsas à mostra e os juízes puderam comparar seu físico atual com o que deixou o hospital. Além deste reconhecimento, ele também pontuou em outras duas categorias.
Beckoford disse que espera inspirar outras pessoas com problemas de saúde. “Foi absolutamente incrível ser capaz de competir e ganhar de pessoas que não tiveram que passar pelo que passei”.
Ele disse que está determinado a mostrar às pessoas que ter estoma não muda quem você é. “Isso não significa que você não é normal. Significa que você pode alcançar o que quiser, pode ser atraente e ter uma vida normal”, finalizou.
Fotos: Blake Beckford/Facebook/Reprodução
Xixi mais de 8 vezes por dia? Tire 15 dúvidas sobre a urina