Comida japonesa pode prevenir envelhecimento do cérebro de mulheres

Estudo indicou que dieta com peixes, arroz, mariscos, frutas, missô, algas, chá verde, soja, broto de soja e cogumelos pode evitar demência.

10 abr 2024 - 15h39
Resumo
Um estudo realizado no Japão mostrou que o consumo de alimentos japoneses pode ajudar na prevenção do envelhecimento do cérebro, principalmente das mulheres.

A comida japonesa pode ajudar a prevenir o envelhecimento do cérebro, principalmente das mulheres, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia do Japão e publicado no "Nutrition Journal". 

A dieta japonesa analisada considera o consumo de peixes, arroz, mariscos e frutas (geralmente cítricas), missô, algas, chá verde, soja, broto de soja e cogumelos.

Publicidade

O estudo foi feito ao longo de dois anos em 1.636 participantes com idades variando entre 40 e 89 anos. Os pacientes (homens e mulheres), foram divididos em três grupos: os que se alimentavam com dietas japonesa (589), ocidental (697) e vegetariana (350). 

Ao longo da pesquisa, os cérebros dos pacientes foram examinados por meio de ressonâncias magnéticas para avaliar se houve atrofia cerebral associada à idade – um marcador comum de declínio cognitivo e demência. 

10 dicas para consumir chás de plantas medicinais com segurança 10 dicas para consumir chás de plantas medicinais com segurança

Os resultados do estudo apontam que manter padrões alimentares mais saudáveis, com maior consumo de cereais integrais, mariscos, vegetais, frutas, cogumelos, produtos de soja e chá verde, pode ajudar a proteger contra a atrofia cerebral em mulheres japonesas de meia-idade e mais velhas, mas não em homens. 

Publicidade

"Curiosamente, o efeito só foi aparente nas mulheres. Não houve diferença na quantidade de encolhimento cerebral observada em homens que seguiram a dieta tradicional japonesa em comparação com aqueles que seguiram outras dietas", comentam os pesquisadores Shu Zhang e Giovanni Sala, em um artigo publicado no site The Conversation

Dentre as hipóteses para o resultado estão impactos maiores de diferentes nutrientes no cérebro das mulheres e hábitos piores no estilo de vida dos homens, segundo os pesquisadores. "Além disso, os participantes do sexo masculino eram mais propensos a desviar da dieta tradicional japonesa – tendendo a consumir mais macarrão (uma fonte de hidratos de carboidratos refinados) e bebidas alcoólicas (saquê) do que as mulheres. Ambos os fatores podem contribuir para o encolhimento do cérebro", dizem. 

O estudo conclui que é necessário realizar mais pesquisas para confirmar os resultados. "Este estudo destaca a importância dos efeitos específicos do sexo da pessoa na relação entre os padrões alimentares e a saúde do cérebro em diversas populações".

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se