Como a alimentação influencia para ter uma pele jovem e bonita

Especialista fala sobre colágeno, hidratação e outros temas para envelhecer bem e saudável

16 out 2024 - 06h50
Resumo
A alimentação é fundamental para o bom funcionamento do organismo e pode impactar na saúde, na pele e na prevenção de doenças, através de uma nutrologia personalizada.
Como a alimentação influencia para ter uma pele jovem e bonita
Video Player

A alimentação é responsável pelo aporte de nutrientes no organismo, fazendo com que haja o seu bom funcionamento. Por isso, é considerada um dos segredos da juventude. 

“Por meio de uma orientação individualizada, a pessoa passa a mudar seus hábitos e isso impacta na saúde e na pele, o que chamamos de nutrologia preventiva”, explica Lucas Luquetti, diretor médico em nutrologia da Nova Anália Estética Avançada

Publicidade

É só mudar o cardápio? 

Não. Claro que ter uma alimentação equilibrada é importante, mas nem todo mundo consegue. “Não é comer frango, por exemplo. É descobrir, por meio de exames, quais nutrientes o seu corpo está precisando, e repor, seja por meio de um cardápio personalizado e até mesmo a prescrição de suplementos”, argumenta o especialista.  

Tratar doenças

E não é só isso, esses exames vão apontar ainda se você tem algum problema, como diabetes, hipertensão e colesterol. 

“Muitos pacientes chegam até a clínica querendo emagrecer, acabar com a acne, melhorar a flacidez… e aí descobrimos um problema de saúde, como colesterol alto. Primeiro, tratamos as comorbidades, não só mudando a alimentação. Muitas vezes, há a necessidade de medicamentos. Depois ele vai para os procedimentos estéticos”, revela. 

Colágeno 

A proteína é fundamental para a sustentação da pele, mas após os 30 anos ela diminui naturalmente. Investir em alimentos? Suplementos? Lucas Luquetti é categórico: “Precisa de um plano. Então a pessoa começa com a alimentação e se você tem um aporte de proteínas não precisa de suplementos. Mas podemos orientar a aplicação de injetáveis, como os bioestimuladores de colágeno e até lasers, como o ultraformer, que vão ajudar a a restaurar essa firmeza”. 

Publicidade

Hidratação

Beber água. Todo mundo fala, mas será que a quantidade que a pessoa está ingerindo é aquela que ela precisa diariamente? 

“Precisa ser cerca de dois litros por dia. Mas é feito o cálculo correto individualmente e mediante ao que o paciente busca”, diz Lucas Luquetti.

Sol

É ao mesmo tempo o vilão e o mocinho. Precisamos tomar sol para sintetizar a vitamina D, benéfica para a saúde óssea e a imunidade. Mas essa exposição deve ser controlada, cerca de dez minutos diários na parte da manhã. E, quando necessário, pode e deve ser suplementada. 

“Nada de comprar o suplemento sem orientação médica, pois em excesso ele também traz prejuízos ao organismo, como arritmias, doenças nos rins e o aumento do nível de cálcio no sangue”, alerta. 

Por fim, Lucas Luquetti orienta. “Vale marcar consultas periódicas com o seu médico. Esse acompanhamento da nutrologia preventiva, vai ajudar a mudar hábitos alimentares, corrigir deficiências nutricionais, melhorar a sua pele, cabelo e unhas, e ainda contribui para a longevidade.”

Publicidade

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se