Como a dieta impacta o risco de câncer de mama

Mulheres que comem mais vegetais têm chance menor de desenvolver a doença

3 ago 2018 - 07h11
(atualizado às 08h43)

Um importante estudo publicado no The BMJ no início deste ano mostrou que pessoas que apresentam muitos alimentos ultraprocessados em sua dieta têm um risco maior de câncer. O que isso pode sugerir é que comer uma dieta saudável pode funcionar, até certo ponto, de maneira protetora.

Frutas e verduras, cozidas ou cruas, estão entre os alimentos indicados
Frutas e verduras, cozidas ou cruas, estão entre os alimentos indicados
Foto: Steve Debenport / via iStock

Uma equipe de pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard T. H. Chan, em Boston, Massachusetts, conduziu um estudo em larga escala e de longo prazo, investigando com mais detalhes a relação entre frutas e vegetais na dieta de uma pessoa e seu risco de câncer de mama. Este novo estudo não apenas sugere que comer muitas frutas e vegetais pode diminuir o risco de câncer de mama - e o risco de desenvolver tumores agressivos, não menos - mas também explica a quantidade de frutas e legumes que uma pessoa deve idealmente comer por dia para compensar risco.

Publicidade

A análise dos pesquisadores sugeriu que as mulheres que comiam mais de cinco porções e meia de frutas e vegetais por dia tinham 11% menos risco de desenvolver câncer de mama, comparadas às mulheres que comiam duas ou mais porções ou frutas e verduras. Especificamente, uma porção consistia em uma xícara de vegetais folhosos crus, meia xícara de vegetais crus ou cozidos, ou meia xícara de fruta crua ou cozida.

Veja também

Compota de frutas com creme
Video Player
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações