Biah Rodrigues surpreendeu os seguidores ao relatar no Instagram que contraiu sarna. Casada com o cantor sertanejo Sorocaba, com quem tem dois filhos, a influenciadora afirmou que está fazendo o tratamento com o medicamento ivermectina, de acordo com orientação médica.
"Eu peguei uma espécie de sarna na perna. Já conseguimos conter, fiz o tratamento certinho e não espalhou pelo corpo. As crianças e o Fernando não pegaram. Foi bem localizado, não espalhou. Onde eu peguei isso só Deus sabe. Não sei se foi do cachorro, nem sei se o cachorro passa. Fui orientada e foi assim que tratei. Tá secando já. No início é uma coceira infernal na perna, dá vontade de arrancar [o pedaço]", relatou.
Afinal, a sarna humana é contagiosa?
De acordo com a médica pós-graduada em dermatologia Fernanda Nichelle, a doença é transmissível e pode ser propagada por meio da partilha de roupas, lençóis ou toalhas, sendo recomendado evitar o contato direto com a pele da pessoa infectada e seus itens. "Embora também seja frequente em animais, a sarna não se pega do cachorro, pois os parasitas são diferentes", assegura a especialista, que atua exclusivamente na área de estética.
O que é a sarna humana
A sarna é uma doença de pele contagiosa, também conhecida como escabiose, que é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, parasita que se alimenta da queratina, ou seja, proteína que constitui a camada superficial da pele, onde também abrem túneis, se reproduzem e depositam ovos.
Diagnóstico
Ela pode ser identificada por meio dos sintomas: coceira intensa que se acentua à noite, comum também a presença de pápulas, pequenas lesões que podem formar uma crosta provocada pelo ato de coçar o local.
Como tratar sarna?
O diagnóstico pode ser feito por um clínico geral, no entanto, recomenda-se procurar um dermatologista para o tratamento especializado. Baseia-se no uso de inseticidas especiais ou escabicidas de uso tópico. Importante que a aplicação seja repetida depois de sete a dez dias para combater os ácaros provenientes dos ovos que ainda não haviam eclodido na primeira aplicação.
Toda a família e/ou parceiros devem ser tratados simultaneamente para evitar a reinfestação. Já existem remédios por via oral que também são eficientes no tratamento da sarna.