Como é a cirurgia de feminilização da voz e sua recuperação?

Pessoas que passam pelo procedimento - o mesmo de Maya Massafera - levam em média de 6 meses a 1 ano para chegar ao resultado definitivo

17 jun 2024 - 16h12
(atualizado às 23h05)
Nova comunicação da influenciadora se tornou viral nas redes sociais
Nova comunicação da influenciadora se tornou viral nas redes sociais
Foto: Reprodução/Instagram/@mayamassafera

A “linguagem Maya Massafera" vem se tornando viral e fãs até criaram uma trend para se comunicar como a influenciadora. Isso porque, desde que passou por um procedimento delicado de feminilização vocal, Maya ainda não compartilhou o resultado da mudança nas sua voz com seus 5,5 milhões de seguidores. 

Em suas redes sociais, a influenciadora também brinca com a situação, e já chegou a desmentir os boatos de que esteja muda. Ela diz que ficou apenas um mês sem falar por "negligência médica". 

Publicidade

“Eu não estou muda, gente, eu estou falando. Minha voz está fraca e rouca, por isso fico poupando de falar muito. Mas é normal para quem fez a cirurgia da voz que fiz. Calma que logo, logo vou estar falando normal. Meu novo normal, né?”, disse na ocasião. 

Foto: Reprodução/Instagram/@mayamassafera

Resultado leva de 6 meses a 1 ano

Para entender como funciona o processo de feminilização da voz, o Terra Você conversou com a médica otorrinolaringologista especialista em Laringologia e Voz, Beatriz Serraglio

A especialista explica que o resultado da Glotoplastia, nome dado a cirurgia realizada nas cordas vocais, depende de cada cicatrização em particular e pode apresentar o risco de uma rouquidão permanente ou uma voz mais fraca. Uma pessoa que passou pelo procedimento leva em média de 6 meses a 1 ano para chegar ao resultado definitivo da voz. 

A cirurgia, feita com anestesia geral, é realizada sem cortes externos, inserindo um tubo metálico rígido na boca, com o auxílio de um microscópio operacional, possibilitando a visualização do interior da laringe e, portanto, das cordas vocais. 

Publicidade

No procedimento, a membrana mucosa da parte anterior das cordas vocais é removida e depois suturada, reduzindo assim o comprimento de sua parte vibrante. 

A médica conta que o pós operatório da cirurgia de Glotoplastia é extremamente importante e deve ser levado a sério. São no mínimo sete e em média 14 dias de repouso vocal absoluto, sem falar ou sussurrar, evitando esforços físicos, para que os pontos das cordas vocais não estourem e consigam formar uma cicatriz adequada. Além disso, é necessário fazer fonoterapia corretamente.

“Não há restrições de alimentação. Tem que fazer um acompanhamento com cirurgião e as sessões de fonoterapia. Ela ajuda a reduzir o inchaço das cordas vocais, ajuda a diminuir rouquidão, recuperar mais rápido e até influência no resultado final do pós-operatório, deixando a voz mais aguda e potente”, explica a especialista.

De acordo com a otorrinolaringologista, estudos afirmam que a cirurgia eleva em média de 50-100 hz a frequência vocal fundamental. Essa avaliação é feita através da medida da frequência fundamental da voz antes e depois da cirurgia. 

Publicidade

A médica destaca que a voz não é somente sua frequência, mas a maneira de falar, a velocidade, a suavidade e todas essas características que  impactam no resultado e no que estamos ouvindo.

“Nossa voz é nossa identidade, a cirurgia serve para agudizar a voz que é subjetiva e cada resultado é individual”, conclui a especialista.

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações