A caminhada poder ser usada para se distrair, ouvir a playlist preferida e até "maratonar" aquele podcast predileto. Além disso, o estudo disponível na revista Proceeding of the Royal Society afirmou que pausas de 10 a 30 segundos na caminhada ajuda a queimar mais calorias.
O impacto da pausa na caminhada para queimar mais calorias
Os pesquisadores realizaram o estudo com dez voluntários que praticavam caminhada na esteira em três velocidades. E, em intervalos diferentes, registraram o nível de oxigênio consumido por cada participante e as demandas metabólicas de cada intervalo.
Ou seja, as caminhadas por períodos curtos consomem mais energia e oxigênio para se aquecer no início de cada caminhada. E menos quando já está em movimento.
O departamento de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade de Limerick, da Irlanda, reforçou que pausas intermitentes em pé ao longo do dia e após as refeições reduziram a glicose em média 9,51%. Isso em comparação a ficar sentado por muito tempo.
O ato de caminhar intermitentemente em baixa intensidade ao longo do dia produziu maior redução de glicose em uma média de 17,01%. Além disso, a revista Sports Medicine ressaltou que caminhadas leves após as refeições impactam positivamente no controle dos níveis de açúcar. O que ajuda a reduzir problemas como o diabetes e o sedentarismo.
A palavra do especialista
"O ato de caminhar é uma atividade que ajuda a fortalecer os membros. Além de ser uma oportunidade para curtir a natureza, apreciar a paisagem e manter a mente focada naquele instante. Já a caminhada na esteira fica em um ambiente controlado com a possibilidade de escolher a velocidade e aumentar a inclinação", resumiu o diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto.