Com a preocupação em manter uma dieta equilibrada e saudável, muitas pessoas estão buscando formas de garantir a ingestão adequada de vitamina C. O nutriente desempenha um papel vital na manutenção da saúde do nosso organismo.
Para entender como fazer a suplementação da vitamina C no organismo, o Terra Você conversou com a nutróloga Liliane Oppermann.
O que é vitamina C?
Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente importante com várias funções no nosso corpo. Ela é fundamental para a manutenção da saúde das células, ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos. A deficiência de vitamina C pode levar a uma condição conhecida como escorbuto, que foi descrita na época dos navios, no início do século, quando viajantes que ficavam muito tempo sem ingerir vitamina C começavam a ter gengivite e a perder os dentes.
“Além de combater os radicais livres, a vitamina C melhora a absorção de ferro e está relacionada com a síntese de colágeno. O colágeno é essencial para todas as nossas estruturas ósseas, cartilaginosas e articulares, destacando ainda mais a importância desse nutriente para a saúde geral do nosso organismo”, conta a especialista.
Como fazer a suplementação da vitamina C?
A suplementação da vitamina C pode ser feita em cápsula, gotas, goma ou de forma injetável. A dosagem diária varia em torno de 80 a 130 miligramas por dia.
Uma mulher jovem que está amamentando precisa de mais ou menos 120 miligramas de vitamina C por dia, por exemplo. Fumantes também precisam da suplementação, já que o cigarro aumenta o nível de radicais livres.
“Pelo fato dela ser hidrossolúvel e também termolábil a gente não armazena. Não é como a vitamina D, que a gente consegue, por exemplo, tomar uma vez na semana, nós precisamos diariamente”, diz a nutróloga.
Para que serve a vitamina C?
A nutróloga explica que a função dessa vitamina vai desde combater radicais livres, melhorar a saúde óssea, articular, gengiva, dentes e formação de colágeno, até mesmo abreviar o tempo de um resfriado. “Alguns trabalhos mostram que quando a pessoa está resfriada, a vitamina C entra como forma de arrendar esse resfriado, ou mesmo diminuir o tempo que ele ficaria. Então, ela é muito utilizada nessa suplementação de gripes, nessa época do ano, inverno, muitas vezes associada com a arginina, é um nutriente importante para a nossa imunidade”, diz a especialista.
Alimentos ricos em vitamina C
Os alimentos ricos em vitamina C, em geral, são as frutas mais cítricas, como laranja, limão, kiwi, acerola e abacaxi. Algumas frutas vermelhas, como framboesa, amora, morango e mirtilo também possuem a vitamina. O kiwi e o camu-camu, uma fruta brasileira, também são grandes fontes de vitamina C.
Riscos da vitamina C baixa
Os riscos da baixa de vitamina C, vão desde baixa imunidade, pelo aumento dos radicais livres, até o aumento da fadiga, fraqueza muscular e dores nas articulações. Em casos graves, a falta prolongada de vitamina C pode levar ao escorbuto, uma doença caracterizada por anemia, inflamação das gengivas e hemorragias na pele.