Como identificar se uma dor de cabeça é um coágulo no cérebro, como aconteceu com Lula? 

Súbita e intensa: dor de cabeça causada por hemorragia interna tem características específicas que ajudam a diferenciá-la de outros tipos.

10 dez 2024 - 11h57
(atualizado às 11h57)
Lula, presidente da República
Lula, presidente da República
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

A equipe médica que operou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, informou nesta terça-feira (10), em entrevista coletiva que Lula passou por uma cirurgia de trepanação nesta madrugada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde encontra-se internado. 

Segundo os especialistas, o Presidente da República apresentou um mal-estar similar a um quadro gripal, seguido de dor de cabeça. Ele foi enviado à unidade do Sírio Libanês, em Brasília.

Publicidade

“Ele começou a sentir mal estar, um estado gripal, achou até que fosse um quadro menos importante. Mas como ele teve a queda e continuava em acompanhamento médico, realizamos todos os exames”, explicou o médico cardiologista Roberto Kalil.

A queda citada pelo médico aconteceu em outubro, quando Lula caiu no banheiro e bateu a cabeça. O neurologista Rogério Tuma, responsável pelo procedimento no presidente, explicou que o sangramento pode comprimir o cérebro meses após um acidente com batida na cabeça e os sintomas surgirem.

“Às vezes as pessoas caem e batem a cabeça, esquecem esse evento e depois de algumas semanas e até meses, mudam o comportamento, ficam fracas de um lado e o que está acontecendo é que o sangramento está comprimindo o cérebro”, disse o especialista na coletiva. 

A dor de cabeça é diferente? 

Uma dor de cabeça pode ser um sintoma de diversas condições. No entanto, a dor de cabeça causada por um coágulo no cérebro possui características específicas que ajudam a diferenciá-la de outros tipos. 

Publicidade

Algumas delas são:

  • A dor de cabeça surge de forma abrupta, atingindo intensidade máxima em segundos ou minutos.
  • Frequentemente descrita como a "pior dor de cabeça da vida". 
  • Pode ser generalizada ou localizada, dependendo da área afetada.
  • A intensidade é geralmente severa e diferente das dores habituais que a pessoa possa ter experimentado.
  • Confusão, sonolência ou perda de consciência são comuns. 
  • Fraqueza ou dormência em um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender a fala, problemas de visão ou coordenação motora.

Quando procurar atendimento médico? 

A hemorragia cerebral requer intervenção rápida, e a avaliação precoce com exames como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) pode salvar vidas, como foi o caso de Lula. Médicos recomendam buscar ajuda em caso de dor de cabeça súbita e intensa, especialmente se acompanhada por qualquer um dos sintomas neurológicos mencionados.

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações