O mágico e hipnotista Pyong Lee voltou a ser assunto nesta semana ao revelar que não usa desodorante há 15 anos. O motivo, segundo ele, não é falta de higiene ou a substituição por qualquer hábito inusitado, mas sim um fator genético.
"Não sai cheiro de nada de coreanos porque falta um gene na gente", explicou Pyong aos seguidores.
Ele se refere ao gene ABCC11, que codifica uma proteína responsável por transportar moléculas por meio da parede das células. De acordo com o site da Super Interessante, é a versão desse gene que define se a cera do ouvido de uma pessoa é úmida ou seca, entre outras coisas.
Quando se trata da segunda opção, as axilas também não excretam o composto que provoca odor ao ser metabolizado pelas bactérias da pele. É o caso de coreanos como Pyong.
A publicação diz que apenas 0,006% dos indivíduos dos países (Coreias do Sul e do Norte) possuem o tipo do gene que provoca o mau cheiro. De modo geral, a maioria dos nativos do leste da Ásia e americanos cujos ascendentes vieram do continente asiático têm a mesma sorte.
Mas o cenário é oposto ao de europeus e africanos, por exemplo. Nesses continentes, 97% das pessoas têm a versão do ABCC11 que causa odor.