A saúde dos olhos pode ajudar a identificar tipos de demência como o Alzheimer. Um estudo, da Universidade de Loughborough, aponta que a perda de sensibilidade visual pode ajudar a identificar traços de demência até 12 anos antes do diagnóstico da doença.
O estudo, publicado na revista científica Scientific Reports, investigou a saúde de 8.623 pessoas no condado de Norfolk, na Inglaterra. Ao final da pesquisa, 576 pacientes tinham desenvolvido demência, o que possibilitou identificar padrões entre aqueles que tiveram a condição.
Testes de sensibilidade visual
Os participantes realizaram testes de sensibilidade visual no início do estudo. Eles tinham que apertar um botão, quando viam um triângulo se formando em uma área cheia de pontos. O estudo identificou que pessoas que desenvolveram demência demoravam mais para ver o triângulo.
Os pesquisadores afirmam que a realização de testes de visão pode ajudar a encontrar déficits antes dos testes de memória, afetada à medida que a doença progride."Problemas visuais podem ser um indicador precoce de declínio cognitivo, uma vez que as placas amiloides tóxicas associadas à doença de Alzheimer podem afetar primeiro áreas do cérebro associadas à visão", diz um artigo publicado no site da universidade.
De acordo com o estudo, a velocidade reduzida do processamento visual está ligada a uma probabilidade mais alta de diagnóstico futuro de demência. "A combinação de testes de processamento visual com outros testes neuropsicológicos poderia melhorar a identificação do risco futuro de demência", defendem os pesquisadores.