Conheça a dieta milenar que auxilia (muito) no combate à depressão

A dieta para reduzir a depressão realmente existe? Sim, existe – e é bem antiga

26 mar 2024 - 06h45
Conheça a dieta milenar que auxilia (muito) no combate à depressão
Video Player

Primeiramente, fazer exercício foi associado a benefícios para a saúde mental, e agora, um estilo alimentar popular está mostrando seu potencial para melhorar o humor. Mas tem algo a mais nessa história.

Pesquisas recentes sugerem que a dieta do estilo Mediterrâneo pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão. O impacto foi tão significativo que, em alguns casos, os participantes foram classificados como tendo depressão em remissão.

Publicidade

Os cientistas analisaram mais de 1.500 pessoas com sintomas depressivos que variavam de moderados a graves. A meta-análise de cinco estudos examinou intervenções com duração entre seis e 48 semanas.

Alguns cientistas especulam que a Dieta Mediterrânea pode melhorar as bactérias intestinais que enviam sinais químicos ao cérebro. Ao reduzir as bactérias "ruins" e aumentar as "boas", a Dieta Mediterrânea poderia inclinar a balança dos sinais enviados ao cérebro de uma forma que reduz a depressão.

Antes de tirarmos conclusões precipitadas, não há evidências suficientes para sugerir que essa dieta previne ou cura a depressão. No entanto, na luta contra os sintomas depressivos, toda pequena vantagem comportamental ajuda.

A Dieta Mediterrânea engloba grãos integrais, vegetais, frutas, legumes, nozes, azeite e frutos do mar, inclui quantidades moderadas de aves e laticínios com baixo teor de gordura e limita o açúcar refinado, a manteiga e a carne processada.

Assista ao vídeo e acompanhe o comentário.

Publicidade

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações