Conheças as 4 causas mais comuns que podem te levar à surdez

A surdez adquirida, aquela que se desenvolve ao longo da vida, pode ser resultado de uma série de fatores. Saiba quais

6 abr 2024 - 15h00
(atualizado às 15h39)
Resumo
Uma médica alerta para sinais de surdez. Aproximadamente 5% da população brasileira sofre com algum grau de surdez. Há 4 principais potenciais de risco para essa doença.
Foto: iStock

Atenção! Se você precisa, com frequência, que os outros repitam o que foi dito, tem dificuldade de entender conversas quando há outros sons no ambiente, não consegue definir a origem dos sons e assiste TV com o som bem alto, é hora de ligar o alerta e marcar uma consulta médica. Isso porque esses são alguns sintomas de uma potencial surdez.

Quem faz o alerta é a médica otorrinolaringologista Hospital São Vicente de Paulo (RJ) Dra. Monik Queiroz. "A perda gradativa da audição pode ocorrer sem que o paciente perceba a gravidade da situação. Por isso, é importante ficar atento aos primeiros sinais para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento mais adequado para cada caso", explica. 

Publicidade

Cerca de 5% da população brasileira, algo em torno de 10 milhões de pessoas, sofre com algum grau de surdez, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A audição tem um papel de grande importância para a nossa qualidade de vida. Na primeira infância, por exemplo, ela é fundamental para garantir o correto desenvolvimento da linguagem da criança", ressalta a especialista.

A médica explica que a surdez pode ser congênita ou adquirida. Isto é, quando o paciente nasce com capacidade auditiva preservada e apresenta perda de audição ao longo da vida. "Há alguns fatores que podem levar à surdez congênita. É o caso, por exemplo, do uso de alguns tipos de medicamentos pela gestante e a história familiar de surdez, entre outros", revela a médica. 

Causas mais comuns da surdez adquirida

No entanto, a surdez adquirida também é bastante comum, e pode ocorrer por uma série de fatores. Monik revela os principais potenciais de risco:

1 - Envelhecimento: associado a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, o envelhecimento é a principal causa da surdez adquirida. Essas combinações provocam alterações no ouvido interno, onde as ondas sonoras se convertem em impulsos nervosos que vão para o cérebro.

Publicidade

2 - Excesso de ruído: quando ficamos expostos a ruídos muito altos com frequência, as estruturas mais sensíveis dos ouvidos ficam comprometidas e podem levar ao desenvolvimento da surdez.

3 - Infecções no ouvido médio: geram o acúmulo de secreção na caixa timpânica e podem obstruir o movimento dos tímpanos e dos ossículos ligados a ele. Como o ouvido médio é responsável por enviar sons para o nervo auditivo, qualquer obstrução pode causar perda auditiva.

4 - Perfuração de tímpano: geralmente é consequência de infecções, ruídos intensos, mudança na pressão atmosférica ou objetos perfurantes no ouvido que podem resultar em surdez, caso haja o tratamento adequado.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se