Indicada tanto para dentro e fora do âmbito esportivo, a creatina vai muito além do que o ganho de energia, ou seja, preserva a massa magra e combate a sarcopenia. Além disso, o artigo disponível na revista Current Developments in Nutrition disse que a creatina atua na prevenção e tratamento de Alzheimer.
A força da creatina na prevenção e tratamento de Alzheimer
Esse trabalho analisou que modelos animais de Alzheimer demonstraram resultados encorajadores onde a suplementação de creatina melhorou a bioenergética cerebral geral e influenciou positivamente nessa doença.
Apesar dessa constatação recente, os demais benefícios potenciais da suplementação de creatina para pacientes humanos com Alzheimer ainda não receberam exploração em ensaios clínicos.
A revisão aduziu que a suplementação de creatina poderia emergir como um alvo terapêutico potente. Haja visto o seu papel na manutenção do fluxo de energia no cérebro.
Por fim, essa revisão enfatizou a necessidade de ensaios clínicos bem concebidos para compreender a profundidade do papel da creatina tanto no potencial tratamento como na prevenção de Alzheimer.
Dados sobre a doença
Alzheimer é o distúrbio neurodegenerativo prevalente em todo o mundo, o que afeta até 6,5 milhões de adultos mais velhos nos Estados Unidos. Outro ponto é que existem projeções que estimam um aumento para mais de 15 milhões até o ano de 2050. E que no Brasil 1,2 milhões de pessoas vivem com essa doença.