Suplemento, que deve ser usado diariamente e associado à prática de atividade física, contribui para repor a reserva de energia muscular e preservar a massa magra
Muitas pessoas acreditam que a creatina é um suplemento apenas para quem quer aumentar o desempenho físico e, consequentemente, ganhar massa muscular. "O que pouca gente sabe é que esse também é um suplemento que, embora não tenha efeito direto sobre a queima de gordura, pode ser aliado no processo de emagrecimento, atuando de forma indireta", explica Andrea Dario Frias, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita há mais de 20 anos, mestre em Tecnologia de Alimentos (USP), doutora em Ciência dos Alimentos (Unicamp) e pós-doutorada em Nutrição (USP).
Isso ocorre porque, ao atuar como um eficiente repositor de energia para as células musculares, ela promove um aumento da força e da capacidade de treinar de forma mais intensa. "O que pode levar a um maior gasto calórico e, consequentemente, maior queima de gordura ao longo do tempo", complementa.
Creatina preserva a massa muscular
Além disso, a creatina pode ajudar a preservar a massa muscular magra durante o processo de emagrecimento. O que é importante, já que a perda de músculo pode ocorrer quando há restrição calórica. É um tipo de suplementação eficiente, comprovada e avaliada por entidades como a Anvisa e o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Andrea explica que o efeito da creatina não é imediato. "Use-a diariamente e combine com uma alimentação saudável e a prática constante de atividade física", ressalta.
Confira mais benefícios da creatina:
Atua na manutenção do pH muscular durante o esforço
A creatina aumenta a sua força muscular, a capacidade aeróbica e a tolerância ao exercício. Você fica mais resistente e como consequência tem mais disposição para fazer exercícios.
Mais disposição e energia para realização das atividades
A principal ação da creatina é o transporte e armazenamento de energia em todas as células do corpo, especialmente as células musculares. É como se a creatina funcionasse como um carregador de energia extra que ajuda seus músculos a trabalharem por mais tempo. "Isso quer dizer que ela está presente e age quando o corpo precisa de mais energia: seja durante a prática de atividade física ou em momentos da vida, como após a menopausa, quando o envelhecimento reduz os níveis dessa substância no organismo."
Mais energia para as células cerebrais
Estudos recentes tem mostrado que a suplementação com creatina pode auxiliar na melhora da função cognitiva, como memória de curto e longo prazo. Além disso, também ajuda na redução da fadiga mental e maior agilidade na realização de tarefas que exigem processamento cerebral rápido, processos que dependem da oferta de energia cerebral.