Crianças de cinco anos já procuram consolo na comida quando estão estressadas ou ansiosas, de acordo com um estudo belga divulgado no Daily Mail.
Embora o "comfort" ou "emotional eating" seja bem conhecido por adultos, a pesquisa mostra que as primeiras sementes desse tipo de comportamento são plantadas bem cedo.
Os motivos mais comuns para os pequenos procurarem comidas cheias de açúcar e gordura são problemas em casa, bullying e doenças.
Os pesquisadores entrevistaram mais de 300 crianças entre cinco e dez anos, fazendo perguntas sobre suas vidas. Questionavam, por exemplo, se elas já haviam passado por momentos estressantes, como a morte do avô ou divórcio dos pais, e quão irritadas, ansiosas, tristes e felizes elas se sentiam.
Também concluíram que quanto mais estressantes as situações a que são expostas, mais açucarados são os lanchinhos que as crianças fazem. E são as meninas que estão mais propensas a esse comportamento.
Aprenda mais sobre obesidade, alimentação saudável e a importância da atividade física. Curso certificado pelo MEC, matricule-se agora