Ao anunciar sua saída da Rádio Bandeirantes, José Luiz Datena explicou que precisava desacelerar. Além do programa na rádio, o apresentador de 66 anos também comanda o "Brasil Urgente", na TV, do qual também irá se afastar temporariamente.
"Foi cansaço mesmo, e pra cuidar da saúde", justificou em entrevista ao Notícias da TV. "Vou fazer duas cirurgias na próxima quinta-feira, já tenho seis stents. Tá na hora de ir tirando o pé", acrescentou, sem detalhar os procedimentos "um pouco complexos".
O stent cardíaco é um pequeno dispositivo expansível que tem forma tubular, indica o Ministério da Saúde. O material é feito de nitinol, aço inoxidável ou uma liga de cromo e cobalto.
Inserido no interior de uma artéria, funciona para evitar a obstrução do fluxo no local, restaurando a corrente sanguínea na artéria coronária e, com isso, normalizando o ritmo do coração.
O dispositivo costuma ser indicado para tratar problemas como o entupimento da artéria coronária ou prevenir a ruptura de aneurismas e não há um número-limite para os pacientes. Caso o quadro clínico demande mais stents, a equipe médica avaliará a possibilidade de cirurgia cardíaca.
De acordo com a pasta federal, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza dois tipos de stents: o modelo convencional, usado para a artéria coronária, e o modelo farmacológico, usado nas intervenções endovasculares cardíacas em pacientes diabéticos e com lesões em vasos finos. Datena não detalhou o tipo de stent implantado em seu corpo.