A prefeitura de São Paulo divulgou boletim de arboviroses informando que a dengue chegou ao nível de epidemia em todos os 96 bairros da cidade. O prefeito Ricardo Nunes lamentou os dados durante uma agenda na Zona Sul e a Secretaria Municipal de Saúde relatou 105 mortes por dengue no ano.
De acordo com o boletim mais recente de arboviroses, divulgado pela Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (29), a dengue atingiu o nível de epidemia em todos os 96 bairros da cidade. Esse nível foi considerado porque a marca de 300 casos por 100 mil habitantes foi registrada.
Até a semana passada, os bairros de Moema e Jardim Paulista eram os únicos que não tinham atingido essa marca.
O prefeito Ricardo Nunes lamentou os dados durante uma agenda na Zona Sul da capital nesta manhã. “Então, a gente não pode baixar a guarda. Infelizmente chegamos a esse ponto dos 96 distritos colocados. (...) A tendência agora é cair, mas, mesmo assim, ainda é um momento bastante crítico”, disse.
O distrito com o maior índice ainda é a Vila Jaguara, na Zona Oeste, com 10.598, 1 caso a cada 100 mil pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde relatou que 105 pessoas morreram de dengue neste ano na cidade.
A gestão municipal optou por ainda não ampliar a faixa etária de vacinação, utilizando as doses existentes para vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos antes do prazo de validade, que se encerra em 30 de abril.
Essa campanha está em andamento em todos os postos de saúde da cidade, requerendo que a criança esteja acompanhada de um responsável, além de apresentar documentos de identidade, cartão de vacina e comprovante escolar ou de residência, não podendo ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses.